– Depois de se consolidar fazendo a migração de ERPs para a nuvem com tecnologia proprietária, novo aporte fortalece o desenvolvimento de novos produtos
– Junto com os novos produtos, a estratégia é investir na expansão internacional, pessoas e possíveis aquisições
– Rodada de investimento foi liderada pelo fundo Inovabra Ventures
POR: EPR
A Sky.One, startup especializada no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para modernização de softwares de gestão, acaba de receber um aporte financeiro de R$ 45 milhões em rodada Série B liderado pelo fundo Inovabra Ventures. Com faturamento de cerca de R$ 100 milhões em 2020 e mais de 3 mil clientes, a companhia estima dobrar a receita ainda este ano e atingir R$ 400 milhões em 2022.
Negócio de sucesso
“Em 2014 entendemos que a tecnologia em nuvem chegou para ficar e que os softwares mais consolidados no mercado, com uma tecnologia anterior, precisariam de um atalho para essa modernização. Nossa plataforma, Auto.Sky, leva softwares de gestão com arquiteturas não nativas em cloud para a nuvem sem necessidade de reescrever código, o que já nos permitiu fazer migrações em menos de 24 horas” afirma o CEO e fundador da Sky.One, Ricardo Brandão.
Neste contexto, segundo o executivo, a pandemia também acelerou essa jornada das empresas mesmo nos segmentos mais tradicionais como saúde, educação e contabilidade. Com um número cada vez maior de clientes e canais, a empresa mapeou a oportunidade de desenvolver novas plataformas tecnológicas que apoiassem a modernização destes mesmos softwares, com uma solução de integração moderna e outra de serviços financeiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Software (ABES), o Brasil tem mais de 21 mil empresas dedicadas ao desenvolvimento de software. Neste contexto, a Sky.One possui mais de 400 canais (fabricantes de software) homologados em sua plataforma e por meio destes canais, milhares de empresas são beneficiadas pela tecnologia em nuvem.
Histórico de investimentos
O histórico de investimentos da Sky.One começou em 2017, com um investimento anjo de R$ 1,5 milhão. No ano seguinte, em 2018, houve um novo aporte da Série A, de R$ 22,5 milhões realizado pela Invest Tech. “Gostamos muito da companhia e da visão dos sócios. Com esta captação o objetivo é continuar a crescer com altas taxas, atingindo novos mercados e complementando as ofertas. Estamos felizes com a chegada da Inovabra para investir junto conosco”, afirma o diretor responsável pelo fundo Invest Tech, Wagner Araujo.
De acordo com Brandão, a rodada de investimento Série B com a Inovabra começou a partir de um road show em agosto de 2020 e a diligência levou cerca de quatro meses. “O Inovabra é um fundo de referência global que conta com grande potencial de investimentos futuros. Esperamos agregar valor ao nosso negócio por meio de estratégias consistentes para mantermos o crescimento nos próximos anos”, afirma.
Reforço do portfólio
O foco da companhia também está nos produtos: Integra.Sky e Sky.Simple. O Integra.Sky é a plataforma que gerencia as APIs e otimiza a complexidade dos processos de integração. “Nos últimos anos temos visto a chegada de uma infinidade de softwares. Os softwares de gestão precisam estar preparados para integrarem-se com soluções externas de forma simples, segura e, principalmente, escalável”, ressalta Brandão.
Já o Sky.Simple oferece uma camada de serviços financeiros integrados ao sistema de gestão. “O mercado financeiro está em transformação. Novas legislações têm surgido e a tecnologia é uma grande aliada das empresas para otimizar a gestão financeira e aumentar a rentabilidade do negócio”, explica Brandão.
O Sky.Simple abre novos horizontes para a Sky.One, posicionando-a como uma TechFin. “O software de gestão é hoje a plataforma que possui toda a movimentação financeira registrada. Uma camada de inteligência conectada em uma ponta no ERP e na outra nas instituições financeiras traz agilidade, previsibilidade, redução de custos e aumento dos rendimentos para os clientes na ponta. Já para os fabricantes do software, oferece um novo modelo de negócio criado para trazer mais receita para a empresa, reforçando a missão da Sky.One de apoiar a modernização destas empresas”, ressalta.
Para um futuro próximo, a Sky.One segue em busca de não apenas aperfeiçoar cada vez mais os produtos atuais, mas também acelerar o desenvolvimento de novos serviços. “Vivemos em uma era onde tudo é software. A Sky.One é aliada das empresas de software para prover toda a infraestrutura tecnológica necessária para endereçar as necessidades dos clientes, enquanto o desenvolvedor do software aperfeiçoa as funcionalidades e valor agregado das soluções”, explica Brandão.
Para Araújo, do ponto de vista de economia, o mercado caminha para a digitalização e para a conexão descentralizada. “A Sky.One é uma das grandes provedoras de soluções de infraestrutura para o mercado como um todo, principalmente para a pequena e média empresa, que precisa digitalizar-se de uma forma muito rápida, especialmente neste momento”, afirma.
Internacionalização
Um dos pilares da estratégia de crescimento da Sky.One é a expansão internacional. Atualmente, a Sky.One está presente em 12 países, são eles: Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Panamá, Honduras, Guatemala, República Dominicana e México. “Nosso processo de internacionalização está alinhado à maturidade tecnológica e consistência de negócio adquirida desde a fundação da empresa, em 2014. Buscamos agora a consolidação na América Latina, intensificar os investimentos nos Estados Unidos e ainda iniciar uma operação na Europa”, completa Brandão.
Pessoas
Hoje a Sky.One conta com 240 colaboradores e deve terminar o ano de 2021 com 350. Desde o início deste ano, já ocorreram cerca de 90 contratações até o momento. De acordo com Brandão o foco da companhia sempre foi na gestão de pessoas e continuará sendo nos próximos anos. “Acreditamos que o grande sucesso das organizações são as pessoas que estão dentro do projeto e querem fazer a diferença no médio e longo prazo”, finaliza o executivo.
Sobre a Sky.One
Somos uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente. Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de três mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider Lens™, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.