A empresa é liderada pela designer baiana Julia Teixeira e faz sucesso há 9 anos no ramo da papelaria criativa para decoração de festas
POR: Soraya Simon
Foi a partir de um encontro entre três amigas, que a *baiana Julia Teixeira* decidiu empreender. Ela e as colegas fazem parte de uma lista que reúne *30 milhões de mulheres brasileiras empreendedoras*, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Da abertura da *Formiga de Papel*, em 2013, para cá, o empreendimento vem crescendo, sempre prezando pela *criatividade* e a *originalidade*.
A empresa é capitaneada por Julia Teixeira que, em nove anos, *se tornou uma referência na produção de forminhas para doces*. Além disso, ela tem feito seu empreendimento ser *destaque no mercado nacional* com as criações de *produtos artesanais*, explorando os temas de forma lúdica, estilizada e inovadora.
De acordo com Julia Teixeira, o contato com o *público infantil* a motivou a escolha por este universo e, com isso, veio a definição de qual nicho atuaria. “Sempre tive a ideia de criar produtos que fugissem do óbvio, e foi aí que percebi que havia uma lacuna no mercado para este tipo de produto”, destaca.
Desde o início, um dos objetivos de Julia foi produzir algo único e especial, que unisse a criatividade com a delicadeza. “Por isso, a produção aposta em *um movimento mais desacelerado, priorizando o trabalho minucioso dos processos artesanais*”, declara.
Mas como em todo ramo, nem sempre todo processo de crescimento é fácil. A empreendedora conta que em 2016, com a crise na economia nacional, a empresa não teve fôlego e precisou dar uma pausa. Entre 2017 a 2020 o negócio contava com outra gestão, até que veio mais um baque: a *pandemia*.
“No final de 2021, eu reassumi o negócio com o propósito de dar continuidade a um projeto que, lá no início, criou um novo produto de mercado e se tornou referência de estilo, design e originalidade na *papelaria para decoração de festas*”, conta.
Para a empresária, nesse processo de crescimento e investimento de negócio é de suma importância identificar quais são as *necessidades e o que o público tem interesse*. “Desde o momento inicial da empresa, entendi que o cliente que se identifica com o estilo da Formiga de Papel possui um senso estético apurado, valoriza a arte e reconhece as especificidades dos processos *manuais e artesanais*, que fogem do óbvio”.
Julia acrescenta que, com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, a criação de *modelos exclusivos* é a materialização de sonhos, uma vez que os produtos são pensados para superar expectativas. “Eu penso em cada mãe, família, pessoas que buscam viver momentos inesquecíveis. Por isso, ofereço, além das forminhas, *produtos de papelaria criativa para festas* marcados pela originalidade, que não se limitam apenas a envolver doces, mas que oportunizam satisfação e encantamento”, ressalta Julia Teixeira.
A Formiga de Papel atualmente está presente no mundo digital, nas redes sociais e pode ser encontrada no Instagram e no WhatsApp. “O público pode entrar em contato nestas plataformas para realizar agendamentos.