A fundadora da Baskets, plataforma de produtos artesanais, dribla os desafios do empreendedorismo
POR: Onix Press
Criada por uma mulher em agosto de 2020, durante a pandemia causada pelo coronavírus, a Baskets é uma plataforma que funciona como um mercado online de alimentos e bebidas brasileiros diferenciados.
Sua fundadora Kim Machlup é formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e possui Mestrado pela University of Pennsylvania. Ela também já passou pela Loft e foi sócia da MOV Investimentos, fundo brasileiro de venture capital para impacto, IMC e Morgan Stanley.
A Baskets foi criada com o intuito de facilitar o acesso à nossa incrível produção nacional de alimentos e bebidas artesanais, além de valorizá-los e abrir um novo mercado para esses produtores que, de outra forma, teriam muita dificuldade de chegar a grandes mercados consumidores.
A Baskets facilita a jornada de compra para que seja tão fácil comprar de um pequeno produtor quanto de uma grande marca no supermercado. “Queremos direcionar o consumo para esses produtos feitos manualmente, com muito mais qualidade, mais saudáveis, sem conservantes”.
Mesmo tendo sido fundada em um período de desafios, a Baskets, que têm em seu portfólio pães, cafés, queijos, geleias, méis, kombuchas, cookies, cervejas, vinhos, chocolates, entre outros tantos itens, vem prosperando dia a dia. “No início, nossa expectativa era a de que pelo menos 20 produtores topassem o convite de trabalhar conosco. E, para a nossa surpresa, foram 34 logo de cara. Hoje, já temos no portfólio mais de 450 itens de mais de 60 produtores. E tem muito mais vindo por aí”, celebra Kim, que hoje possui mais de 200 produtores à espera para entrar na plataforma e faz uma minuciosa curadoria para trazer sempre os melhores.
No dia 19 de junho inaugurou sua primeira loja física em São Paulo. Localizada na Vila Madalena, que funciona como um suporte para quem quer comprar produtos com retirada rápida.
A curadoria de produtos é feita por Kim e uma equipe. Tudo o que vai ao ar é provado por eles para um rigoroso controle de qualidade, que leva em conta o sabor, a história daquele alimento, a apresentação – como ele vai chegar ao consumidor final – e os processos de produção. “Para a seleção inicial, fiz uma pesquisa tentando entender o consumo, o que as pessoas buscam. Comprei diversos tipos de produtos de diferentes produtores e experimentei até achar os de melhor qualidade. Tento buscar produtos que não tenham um acesso tão fácil e três características não podem faltar: ser artesanal, brasileiro e de altíssima qualidade” relata.