Empreendedora comemora 10 anos de sucesso da Formaggio Mineiro com receita exclusiva de produto único que possui 40% de queijo puro na composição, tendo conquistado clientes como Empório Santa Luzia e Fasano. Além de criar uma rede de lojas próprias na capital paulista.
POR: Infato – Christiane Alves
Sim, à frente de uma marca de sucesso, atualmente, há uma grande mulher visionária. A mineira Mirany Soares é um exemplo com esse perfil. Há onze anos, a empresária abriu mão do seu cargo executivo em São Paulo para investir em um produto genuinamente brasileiro e referência da sua terra natal: o pão de queijo.
Começou a estudar formas para resgatar a “mineirice” da tradicional iguaria, devolvendo a ela a sua essência: o queijo. Foi assim que, após um ano de testes, lançou em 2010 a Formaggio Mineiro com o único pão de queijo com 40% de queijo puro em sua composição -a maioria dos pães tradicionais encontrados no mercado utilizam entre 2% e 8% de queijo-. E com a marca, surgiu também a categoria do pão de queijo gourmet, produzido artesanalmente em escala industrial.
“Passamos a mostrar uma maneira diferente de consumir pão de queijo, um produto de verdade e inovador porque simplesmente devolvemos a ele a sua receita original, com muito queijo”, acrescenta Mirany.
A partir do pão de queijo tradicional, a marca logo conquistou importantes clientes como Empório Santa Luzia e Fasano, e passou a dar vasão à criatividade e versatilidade que a iguaria brasileira permite, lançando novos sabores como pão de queijo multigrãos –produzido com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol-; waffle de pão de queijo –único com massa de pão de queijo e sem glúten-, pão de queijo de gorgonzola, pão de queijo de chocolate belga, além da chipa três queijos –com provolone, parmesão e mussarela. E todos produzidos sem fécula de mandioca, o que resulta em muito mais sabor e consistência ímpar, feitos sem gordura trans e sem glúten.
Com o apoio do esposo e empresário Marcello Lage, a mineira Mirany alçou vôo e sua trajetória segue uma curva ascendente. “Somos sonhadores motivados por ideias e produtos inovadores de verdade”, ressalta Mirany.
Depois de ampliar o portfólio de produtos e instalar uma pequena fábrica na região do Campo Belo, em São Paulo, a Formaggio Mineiro expandiu os negócios para lojas inspiradas em pequenos armazéns típicos de Minas Gerais, abrindo no mesmo endereço, em 2017, a primeira unidade de uma rede que, atualmente, soma cinco estabelecimentos.
São espaços que comercializam produtos assados e congelados, além de funcionarem como locais para degustação e atendimento como um pequeno café para consumo no local, com o objetivo de fazer a pessoa se sentir única.
Na capital paulista, além de Campo Belo, há lojas de fábrica Formaggio Mineiro nas regiões de Moema, Vila Leopoldina, Jardins, Morumbi e já está em obras a sexta unidade no bairro do Brooklin.
Em 2019, a empresa cresceu 45%, comparando com a produção em igual período de 2018, e espera expandir outros 48% neste ano, com a abertura de quatro novas lojas em São Paulo e ampliação do departamento de vendas. Atualmente, a pequena fábrica produz 220 toneladas de pão de queijo ao ano, volume que representa um faturamento na ordem de R$ 4 milhões somente na escala industrial.
Em 2020, a empresa está comemorando 10 anos de atuação no mercado, tendo conquistado clientes em todo o Brasil. Em São Paulo, estabelecimentos como: Empório Santa Luzia, Empório Santa Maria, Empório São Paulo, Natural da Terra, St Marche, Hotel Fasano, Cafeterias Suplicy, Octávio Café, Torra Clara, Hotel Selina, Kop Koffee, entre outros. Também está no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia, Bahia, Fortaleza, Mato Grosso, Espírito Santo, Maranhão e Manaus.
Mais informações pelo site www.formaggiomineiro.com.br e redes sociais Facebook e Instagram, @formaggiomineiro.