Grupo Unicell faturou mais de R$ 2 milhões no primeiro ano de vida
POR: Atitude Comunicação
Após dez anos atuando no setor de telecomunicações em grandes companhias, o empresário e publicitário Robson Gomes, 39, observou que poderia facilitar o processo de contratação de serviços de telecom a partir da desvinculação da venda das linhas telefônicas e dos aparelhos para as empresas. Foi com esse propósito que, em 2016, surgiu a Unicell Soluções Corporativas.
Já no primeiro ano de vida, a companhia focada na venda e manutenção de smartphones, tablets e computadores atingiu o faturamento de R$ 2 milhões, sem recorrer à captação de recursos em bancos ou instituições financeiras. Para Robson, o maior desafio nessa fase foi desenvolver um processo sustentável e eficiente para atender ao varejo. “Esse público era um mundo novo do qual não tínhamos vivência, mas conseguimos desenhar um atendimento com SLAs curtas que otimizaram a operação e garantiram entregas em tempo recorde aos clientes”, afirma o empresário.
Apesar dos resultados positivos no primeiro ano, devido à organização e ao desenvolvimento de estratégias para a otimização dos recursos, o negócio sofreu um grande impacto com a descontinuidade da operadora Nextel, em 2017. Após a mudança, a Unicell viu o faturamento despencar em 80%, uma vez que a manutenção e venda dos aparelhos de rádio integravam o core business da empresa.
A saída para a crise foi apostar na transformação dos objetivos e estratégias de negócio. Nessa etapa, Robson cita a esposa e sócia, Leidiane Santos, como a maior responsável pela reestruturação do empreendimento. “Com grande know-how do mundo corporativo, ela foi fundamental no redirecionamento da empresa, no desenvolvimento de novas táticas para negociar com os clientes jurídicos e do varejo, assim como no equilíbrio do fluxo de caixa e das contas da Unicell”, diz.
Atualmente, o negócio liderado por Robson e Leidiane conta com outras três empresas, que formam o Grupo Unicell. O último negócio a incorporar o conglomerado foi a Unicell Franchising, divisão voltada para a expansão da marca por meio de franquias. A ideia para o desenvolvimento dessa nova companhia surgiu com o sucesso da Unicell Store, de manutenção e venda de acessórios e aparelhos móveis, que representa mais de 30% do faturamento do grupo.
Por meio das franquias, a empresa pretende expandir o território de atuação para todas as capitais brasileiras até o próximo ano, além de descentralizar as operações de modo eficiente. “Pretendemos transferir parte da nossa demanda corporativa para os franqueados de maior destaque. Assim, será possível oferecer mais agilidade no atendimento aos clientes e gerar uma cadeia autossustentável no sentido econômico”, explica o fundador do Grupo Unicell.
Sobre o Grupo Unicell
Com quatro companhias no portfólio, o Grupo Unicell foi fundado em 2016, pelo publicitário Robson Gomes, com a criação da Unicell Soluções Corporativas, de venda e manutenção de aparelhos móveis e computadores para empresas e pessoas físicas. Após oito anos de atividade, o negócio se tornou referência no ramo de atuação e agora passa por um processo de expansão no Brasil a partir de franquias com os processos e padrão de qualidade da marca.