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Tecnologia

Empresas apostam em inteligência artificial para melhorar o atendimento ao cliente

2 Mins read

Pesquisa da Mobile Time mostrou que a busca por esse serviço cresceu 196% 

POR: Nanda Guimarães Imprensa 

Já não é de hoje que as vendas online não param de crescer e o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para os comerciantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela MobileTime com a Opinion Box divulgada no começo deste ano, 99% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo instalado e 85% dos usuários o utilizam diariamente. De olho nesse público, é cada vez maior o número de empresas que oferecem atendimento através do chat mais utilizado do mundo. Ainda segundo o MobileTime, site especializado em tecnologia, a utilização do whatsapp para os negócios cresceu 251% em 2021. Os estudos também mostraram que o volume de troca de mensagens entre empresas e clientes pelo aplicativo entre março e abril deste ano foi 196% maior que no mesmo período do ano anterior.

E para obter boas chances de vendas, os empreendedores passaram a se preocupar cada vez mais com a qualidade do atendimento pela plataforma, para maximizar a experiência dos clientes. Para se ter uma ideia,  ao final de 2021, a startup carioca Aarim – especializada em fornecer tecnologia e inteligência artificial para atendimento via WhatsApp- registrou um crescimento de 350% em 2021 com a entrada de clientes de diferentes segmentos como transporte, vestuário, comunicação e alimentos e bebidas. São empresas que buscam garantir a venda através de seus assistentes virtuais de forma personalizada. “Nós percebemos que as empresas buscam uma maneira de proporcionar um atendimento rápido, com qualidade e sem perder a proximidade com os seus clientes. Além de possibilitar uma personalização do canal trazendo a essência da marca para o WhatsApp, o Aarim também proporciona uma experiência 100% automatizada por este canal, o que diminui o esforço humano para manter a qualidade no atendimento e resultar em vendas.” – Comenta Lucas Angi, CEO da empresa.

Entre as marcas que já aderiram aos assistentes virtuais estão a Loja do Flamengo, o Grupo Trigo – responsável por restaurantes como Spoletto, Kone e Gurumê-, a rádio carioca Positividade, a pizzaria Parmê e grandes redes de franquias de fora do Rio de Janeiro como as recém-chegadas Padaria Pet e Albert’s Famous, que, juntas, abrangem todas as regiões do Brasil. Com os novos negócios e o segmento em amplo crescimento, a projeção é de que até o fim do ano a Aarim registre cerca de 1 milhão de usuários do sistema.

Sobre o Aarim:

Fundado em 2019 pelos cariocas Lucas Angi, de 25 anos, e Victor Coutinho, de 26 anos, o Aarim é a primeira plataforma de vendas 100% no WhatsApp, que viram nos aplicativos de mensagem uma oportunidade para empreender. Seu funcionamento se dá como um marketplace dentro do WhatsApp, onde é possível encontrar restaurantes, farmácias, mercados, pet shops, marcas de vestuário esportivo, entre outros tipos de serviços. Mais do que uma plataforma de delivery, é um assistente virtual que possibilita que a jornada de compra do usuário seja feita integralmente pelo aplicativo de mensagens, desde o primeiro acesso, passando pelo pagamento e indo até a finalização do pedido. É possível ainda fazer agendamentos e programar take away, funcionalidades que otimizam a experiência de compra.

Em 2020, a empresa fechou o ano com um faturamento de R$ 170 mil, mas com a pandemia de Covid-19 e o grande aumento na procura pela qualificação dos serviços de delivery, em 2021, o crescimento chegou a 350% e agora projeta que este número chegue a 200% com a entrada em novos segmentos e  fechamento de novos negócios.

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