[radio_player id="1"]
Educação

Enem 2020: redes de ensino investem em formatos digitais para garantir bom desempenho dos alunos

3 Mins read

O anúncio das datas e locais de prova aumentou a expectativa dos mais de 5 milhões de estudantes que vão fazer o exame. Diante da necessidade de isolamento social, instituições investem em modelos inovadores para oferecer conhecimento e acesso facilitado ao conteúdo

POR: FSB Comunicação

Marcadas para 17 e 24 deste mês, as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, serão aplicadas a mais de 5 milhões de estudantes. O calendário inclui ainda prova digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para mais 96 mil inscritos. Já para os candidatos com problemas estruturais ou casos de covid19, a reaplicação da prova acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Faltando pouco mais de duas semanas para as provas, especialistas orientam que o momento requer dedicação especial e disciplina. Por isso, nem mesmo os desafios da pandemia e as necessidades de distanciamento físico, fizeram as instituições de ensino básico de todo o país sucumbirem diante das adversidades. “Pelo contrário, foi o momento de se reinventar e investir em formatos cada vez mais inovadores, para garantir a preparação dos estudantes e facilitar o acesso aos conteúdos educacionais, garantindo o melhor rendimento no certame”, explica o CEO da Inspira Rede de Educadores, André Aguiar.

A empresa investiu em plataformas digitais para fazer com que seus mais de três mil alunos, que participarão das provas, naveguem pelos materiais diferenciados e exclusivos. Além disso, em localidades onde as aulas presenciais estão liberadas, a companhia apostou nas transmissões ao vivo e estruturou as salas de aula com equipamentos de última geração, para garantir a lotação das salas seguindo os protocolos de segurança e para permitir que os estudantes que não se sentem seguros também tenham acesso ao conteúdo. “Nos locais onde não foi permitido o retorno das aulas presenciais, estamos ministrando as aulas no formato 100% online, e seguiremos empenhados em oferecer aos nossos estudantes toda a preparação necessária até a véspera do certame”, explica o gestor.

O professor e executivo Jonas Stanley, que está contribuindo nesta jornada do conhecimento na Inspira e que anualmente faz o exame como candidato, juntamente aos alunos, explica também que a rede desenvolveu um cronograma de simulados para preparar os alunos para o grande dia. “Mesmo diante de todas as adversidades da pandemia, conseguimos realizar em 2020 mais de 12 simulados online, estilo ENEM. Este mês teremos mais um de âmbito nacional para todos os alunos da Inspira. Nossa missão é fazer com que eles não percam o pique na véspera do concurso”, alerta.

A pouco dias da prova: dedicação, atenção e preparação são imprescindíveis

“O exame é pautado por conteúdos contemporâneos, então é bom estar atento às disciplinas ministradas no ensino médio, mas também aos noticiários, revistas, jornais, periódicos, porque temas atuais estarão em muitas questões”, explica Stanley.

Uma dica importante do educador é se organizar. “Manter uma rotina, um cronograma de estudos é fundamental. É imprescindível ter horários dedicados exclusivamente às matérias específicas e isso tudo em ambiente tranquilo e favorável. São táticas que ajudam neste processo de absorção do conhecimento”, afirma e orienta ainda ficar de olho em exames anteriores. “A recomendação é resolver as questões das provas anteriores, porque ajuda a analisar as principais dificuldades e calcular melhor o tempo de respostas das perguntas, que geralmente são extensas e envolvem disciplinas múltiplas. Por isso, é necessário perspicácia e uma dose extra de interpretação de texto”.

A redação, foco de nove entre dez estudantes – já que uma boa pontuação, é sinônimo de vantagem na prova – merece empenho redobrado. “Treino. Treino. Treino. Aqui vale a máxima ‘A prática nos leva à perfeição!’ Praticando é possível desenvolver bem o tema, em um texto fluido, destacando os pontos-chaves da mensagem e ajudando na interpretação e absorção do conteúdo”, conclui o professor.

Related posts
Educação

Vittude lança trilha educativa focada em preparar profissionais para a Norma Regulamentadora N.º 1

2 Mins read
Série de webinares mensais vai abordar detalhes da normativa, que passa a exigir o mapeamento e gerenciamento de riscos psicossociais no trabalho…
Educação

Reunião Mundial sobre a Educação 2024 no Brasil conta com a participação do Instituto Nelson Wilians

2 Mins read
Evento reúne líderes globais e destaca o compromisso do INW com a educação e a Cultura da Legalidade dentro dos Objetivos de…
Educação

De olho no futuro, Rede Daltro Educacional oferece bolsas de ensino para jovens, crianças de baixa renda e atletas

1 Mins read
A iniciativa busca promover inclusão e garantir oportunidades por meio da educação Em um país onde o acesso à educação de qualidade…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.