Enquanto as crianças gozam de pelo menos três meses de férias por ano, a maior parte dos pais que trabalham não consegue, muitas vezes, emendar 30 dias. Cada vez mais escolas organizam-se para atender os alunos – pelo menos em parte – nesses períodos, promovendo atividades recreativas e culturais para que as crianças tenham o que fazer e com quem ficar quando estão em época de suspensão das aulas
POR: Ateliê da Notícia
Para quem tem tempo para viajar, passear ou ficar em casa com os filhos, o período de férias escolares é sempre prazeroso por garantir a maior proximidade com as crianças. No entanto, o calendário escolar e a legislação trabalhista preveem diferentes períodos de descanso. Sem ter com quem deixar os filhos no recesso escolar, grande parte dos pais conta somente com as escolas que, pensando em atender à necessidade desse público, organizam atividades recreativas e culturais para entreter as crianças.
O Colégio Leaders School, de Campinas, já realiza os chamados “cursos de férias” para o pessoal do Infantil desde 2011 com o próprio pessoal da escola. Para o Fundamental, abriu este ano uma proposta diferente em parceria com a empresa Experimento – Experiência em Movimento, com foco nas crianças de seis meses a 11 anos. E nem é preciso ser aluno para participar.
Roberta Aquino, mãe da Júlia, de 8 anos, e do Dudu, de 5 anos, conta que ter suas crianças participando das férias na escola é fundamental para que ela possa trabalhar com tranquilidade, pois não tem com quem deixar os filhos nesse período. Ressalta que “o importante é saber que eles estão se divertindo com outras crianças, com segurança, contando com toda a infraestrutura que a escola oferece”.
Para Patrícia Cecconi Fontes, que é mãe do Gustavo Fontes, de 5 anos, e trabalha no período integral, ter seu filho feliz e animado com as recreações e inúmeras brincadeiras “ultrapassa o limite de ser legal”, diz. Ela se surpreende com a criatividade nas atividades desenvolvidas e salienta que as regras e os valores da escola se mantêm também nesse período. Ela conta que Gustavo volta para casa “acabado”, mas já na expectativa do próximo dia.
“Sabemos das dificuldades dos pais que trabalham e procuramos ajudar da melhor maneira possível. Abrimos a escola para oferecer atividades lúdicas e divertidas para que as crianças curtam as férias de maneira diferente, com muitos jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas e vivências, dança, música e teatro, dependendo da faixa etária”, explica Vânia Trindade Silva, diretora pedagógica da Leaders School.
Atividades
As atividades são bem distantes para as crianças do Infantil e do Fundamental. Para os pequenos de seis meses a cinco anos, o tema do projeto é “Cantando a Palavra Cantada”. O atendimento será de 1º a 17 de julho, das 8h às 17h, podendo os pais optar por meio-período ou integral.
Para as crianças entre 6 e 11 anos, o projeto foi batizado de “Leaders is Cool” (na tradução do inglês “Leaders é legal”) em um trocadilho com o nome da escola, Leaders School. A ação será realizada de 1º a 12 de julho. As atividades são norteadas por temáticas diárias, com planejamento prévio e de acordo com o número de inscritos em cada grupo.
“Os projetos visam a estimular a criatividade e a autonomia para a recriação de atividades de lazer nos diferentes aspectos: esportivos, recreativos, educativos e corporais. Mas, ao mesmo tempo, precisamos de momentos de prazer e alegria, enquanto também exercitamos a integração, a socialização e a criação de vínculos”, ressalta Vânia Trindade Silva.
Para informações ou inscrições, basta ligar para (19) 3305-0606, (19) 3305-0202, (19) 98198-9155. O colégio Leaders School fica na Rua Leontina Carvalho Siqueira, 38, Bairro das Palmeiras, ao lado da Sociedade Hípica de Campinas.
Sobre a Leaders School
A Leaders School é um colégio voltado para formar líderes. Com um ambiente acolhedor, agradável, alegre, amoroso e responsável, a escola tem como princípio a formação de cidadãos conscientes do mundo em que vivem. A metodologia de ensino é inovadora e um dos seus principais diferenciais.
Por meio da aprendizagem lúdica e divertida, que vai além do conhecimento formal, procura-se atingir o objetivo de formar pessoas éticas, responsáveis, autônomas, solidárias, críticas e criativas. Em um ambiente open space, as crianças têm, desde os oito anos de idade, o ensino de empreendedorismo, liderança, educação financeira e planejamento.
“Procuramos incentivar o respeito às diferenças individuais e garantir técnicas de ensino que permitam ao aluno alcançar toda a sua potencialidade, tornando-se um cidadão que influencie positivamente o mundo ao seu redor”, diz Carlos Trindade, diretor da Leaders School.
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!