Ex-presidente do SIMME e presidente da Usimeca faleceu no último domingo (27), aos 92 anos
POR: Trevo Comunicação
No último domingo (27), faleceu, aos 92 anos, o ex-presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Rio de Janeiro (SIMME), César Moreira. Engenheiro civil, Moreira ocupou o cargo de presidente do SIMME de 1986 a 2019. Na atual gestão do SIMME, César exercia o cargo de 1º tesoureiro do Sindicato. O empresário faleceu por causas naturais.
Durante sua trajetória como empresário, Moreira ocupou o cargo de presidente da Usimeca, empresa produtora de equipamentos para remoção de lixo reconhecida na América Latina. Como presidente do SIMME, Moreira foi responsável pela criação do movimento Compete Brasil, hoje conhecido como a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); pelo programa SIMME – Export, permitindo que empresas do setor conseguissem exportar produtos para países como Estado Unidos, Chile, Portugal, Moçambique, entre outros; e pela fundação do Grupo Metal Mecânico (GMM), que reúne sindicatos do setor a fim de contribuir com pautas inovadoras e de relevância para a indústria.
Entusiasta de uma participação mais ativa da indústria frente a seus interesses, César Moreira ficou conhecido pela defesa da menor tributação do ICMS, visando tornar o setor metalmecânico mais competitivo em comparação a outros estados. Também foi um dos principais responsáveis pelo amadurecimento das Convenções Coletivas de Trabalho do G19, que reúne seis sindicatos patronais de diferentes categorias econômicas.
À frente das negociações, César Moreira sempre buscou caminhos de entendimento que favorecessem as relações de trabalho, mesmo nas horas mais difíceis. Com muita coragem, enfrentou pressões e em vários momentos chegou a sacrificar sua própria empresa com o intuito de salvaguardar acordos que poderiam inviabilizar a continuidade principalmente das pequenas e médias indústrias do Grupo. Atitudes como as dele permitiram não só a subsistência destas indústrias, mas, principalmente, a manutenção de milhares de empregos no estado.
A representatividade dentro dos principais conselhos da Firjan também foram destaques, tendo sido membro do Conselho de Eméritos da Firjan e do Conselho Empresarial da Firjan Nova Iguaçu.
Reconhecimento merecido
Entre as principais conquistas de César Moreira estão a condecoração com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro e o Prêmio Rio Exporta, concedido pela Firjan, em reconhecimento à sua contribuição para o alto desempenho das exportações fluminenses.
Para a atual diretoria do SIMME, Moreira foi um líder sindical ímpar ao estimular uma participação cada vez mais ativa dos empresários para o fortalecimento da indústria. “Seu maior legado foi o de permitir e de incentivar a participação de todos os empresários. Quando se toma este caminho, as divergências de ideias surgem, mas César Moreira sempre soube ouvir e atender a todos. Isto permitiu que uma nova geração de lideranças fosse surgindo e, assim, a continuidade de um sindicato forte e representativo”.