POR: Ateliê da Notícia
A necessidade das crianças e adolescentes de relacionarem-se com os amigos e, também, dos pais, que não têm com quem deixar os filhos, fez com que escolas particulares, como o Colégio Leaders School, de Campinas, ampliasse suas instalações para realizar as aulas de forma presencial em diferentes momentos da pandemia. As salas de aulas, em modelo estrutural “open space” (espaço aberto), por não contarem com paredes, contribuem para a rápida modulação de acordo com a necessidade, além de serem mais arejadas e iluminadas. As aulas começam nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, às 7h20.
Já cientes de que 2021 ainda representaria um desafio para o setor educacional, algumas escolas particulares se prepararam para poder atender a maior parte dos alunos de forma presencial, principalmente considerando a necessidade das crianças de relacionarem-se com os colegas – já que elas passaram praticamente todo 2020 em quarentena e com aulas apenas online. “Nossa maior preocupação em oferecer o presencial é a saúde emocional de nossos alunos.
Ao contrário do que se pensa, as crianças, desde muito pequenas, e até os adolescentes seguem rigorosamente os protocolos de distanciamento, de higiene e o uso de máscaras. Muitas vezes eles são mais regrados do que os adultos que encontramos em lugares públicos. Por essa razão, com a escola preparada para o retorno, sabemos que as aulas presenciais só trarão benefícios e os alunos estarão seguros. Eles precisam conviver para ter melhor desempenho escolar e melhor qualidade de vida. Para nós, o bem estar de cada um que precisa e pode estar na escola está em primeiro lugar”, explica a diretora pedagógica do Leaders School, Vânia Mesquita Trindade Silva.
Necessidade também dos pais
Também existe a necessidade de atendimento aos pais que não conseguem conciliar o home-office com os cuidados com os filhos e aqueles que retornaram às empresas nas quais trabalham e preferem deixar os filhos aos cuidados da escola, onde há rigor no cumprimento das normas sanitárias, do que com os avós (que pertencem aos grupos de riscos) ou com as babás e empregadas domésticas que se arriscam diariamente a contraírem o coronavírus no transporte coletivo lotado.
“A escola tem um papel social muito importante. Muitas famílias precisam deixar seus filhos na escola para poderem trabalhar porque sabem que é um lugar seguro e adequado às rotinas e necessidades de seus filhos alinhadas às suas conveniências. Temos um compromisso com essas famílias e com essas crianças. A escola, portanto, precisa estar aberta para atendê-los”, destaca o diretor geral, Carlos Trindade. Mesmo assim, o colégio manterá as aulas online, em paralelo às presenciais, para os pais que optarem por não levarem seus filhos à escola. “Já deixamos toda a estrutura montada para atender os alunos em qualquer situação. Estamos preparados para oferecer o melhor possível, dentro de cada circunstância”, garante.
Investimento na ampliação
Mesmo tendo perdido 20 alunos da Educação Infantil por migração para escolas públicas ou mudança de cidade, a direção do Colégio Leaders School, localizada no Jardim das Paineiras, em Campinas, decidiu investir e ampliar as suas instalações para atender melhor e com mais segurança os seus 145 alunos, do Berçário ao Fundamental II, no ano letivo de 2021, cujas aulas começam nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro.
O Colégio anexou o imóvel vizinho e, com isso, ampliou de 1.400 m² para 2 mil m² a área construída e de 5.600 m² para 7.200 m² a área livre. “A nova estrutura permitiria o atendimento presencial todos os alunos, de todas as sérias. “No entanto, com a inesperada mudança da região de Campinas para a Fase Laranja do Plano SP na última na sexta-feira, por enquanto ainda teremos que fazer rodízio com os alunos em duas salas, uma da Educação Infantil e, outra, do Ensino Fundamental, nesta primeira semana de aulas, até prepararmos outras salas para acomodar essas duas turmas”, explica Carlos Trindade, diretor geral da escola. “Passamos o fim de semana comunicando os pais”, diz.
Diferencial
Por já contarem há dois anos com o modelo estrutural conhecido como “open space” (espaço aberto), as salas de aula do Colégio não têm paredes, mas apenas divisórias e armários baixos, que permitem a rápida alteração dos espaços de acordo com a necessidade, além de garantir que o ambiente seja mais arejado e receba maior iluminação natural. Cada série tem o seu próprio espaço e cada aluno seu lugar exclusivo, não sendo permitidas as trocas de mesas ou cadeiras e o compartilhamento de materiais. Além das regras impostas pelas autoridades sanitárias e governamentais, os pais precisam assinar um termo e compromisso com a escola, dando ciência das normas impostas, entre elas, não ultrapassar o limite dos portões para deixar ou buscar os filhos e garantir máscaras extras que devem ser trocadas a cada duas horas, no máximo, pelas crianças.
Serviço
Colégio Leaders School
Leontina Carvalho Siqueira, 38 – Bairro das Palmeiras – (ao lado do clube Sociedade Hípica de Campinas)
Campinas – SP – Telefone: (19) 3305-0202