A marca que nasceu pela paixão pela área de orgânicos e naturais preocupa-se com todos os processos e insumos para ser fiel aos seus ideais
POR: NB PRESS
Os princípios da ESG (sigla para meio ambiente, social e governança, em inglês) seguem em alta nas empresas, sendo uma maneira de se referir aos negócios socialmente responsáveis e preocupados com o meio ambiente, que tomam medidas práticas em relação a isso.
Uma delas é a Use Orgânico, que nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor, uma vez que havia uma defasagem dentro desse segmento no Brasil, somado ao fato de uma falta de sinergia entre as marcas que possuíam esse apelo, mas seus produtos não condiziam com essa realidade.
Desde sua fundação em 2017, a Use Orgânico se pauta na ESG e tem um modelo de negócios sustentável e com práticas fixas:
1. Selo EuReciclo: todas as embalagens e produtos próprios de papelão são compensadas com a empresa EuReciclo, que atua por meio do processo de logística reversa.
2. Musa: todo o lixo gerado pela empresa e os cosméticos devolvidos dentro do Projeto Returns da loja física são levados para a reciclagem, sendo produzido adubo e combustível verde pela empresa Musa.
3. Projeto Returns (loja física): a empresa incentiva seus clientes a trazerem embalagens vazias de cosméticos de volta para o descarte correto na loja localizada na Avenida São Luís 94, em São Paulo. O consumidor ainda pode ganhar descontos na compra de outros produtos.
4. Embalagens: todos os pedidos são enviados sem plástico. Para a proteção dos produtos, utilizam serragem de madeira de reflorestamento, que depois pode ser usada na compostagem. Além disso, a tinta usada nas caixas é vegetal, sem aditivos tóxicos.
5. Curadoria: todos os produtos vendidos pela companhia têm como parceiros empresas sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente, e geram empregos para os pequenos agricultores e que não usam ingredientes que acumulam na natureza e não fazem mal à saúde.
6. Trabalhador urbano: todo o papelão e alumínio gerado dentro da empresa é doado para um trabalhador urbano fixo para o auxílio de renda.
7. Insumos internos: a Use faz a adesão de rascunhos de outras empresas para utilizar o lado branco de papel, assim evitando a maior produção de lixo. Quando se é necessário a impressão de papel branco, utilizam o sulfite oriundo da cana-de-açúcar, que é livre de cloro.
Atendendo a todo o Brasil com seu e-commerce, a marca ainda possui uma loja física em São Paulo (SP), tendo crescido 170% em 2020. Para este ano, pretende expandir mais de 80%.
“No mercado de produtos naturais e orgânicos, há muitas marcas ‘greenwashing’, que dizem ser naturais, têm esse apelo, mas na composição de seus produtos são encontradas substâncias tóxicas, alergênicos e outros que causam maior impacto ambiental. A Use Orgânico foi criada com ESG e para ter um modelo de negócios sustentável, por isso levamos muito a sério essas práticas”, finaliza José Youssef, CEO da Use Orgânico.
Sobre a Use Orgânico
Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais, orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento para que, todos os dias, mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.