[radio_player id="1"]
Negócios

Espaço inédito para capacitação de funcionários domésticos é inaugurado em São Paulo

4 Mins read

POR: Camilla Jarouche – Comunicale

Com o objetivo de profissionalizar a relação de trabalho doméstico, a Casa Coach, empresa especializada em recrutamento, seleção e capacitação neste segmento, inaugura um centro de treinamento exclusivo no país onde as alunas dos cursos, empregadas domésticas (diaristas e mensalistas), babás, cozinheiras e governantas vivenciam na prática todo o conteúdo teórico.

Em uma área de 150m, dividida em cômodos decorados com elegância e equipados com a mais alta tecnologia em eletrodomésticos, uma casa real foi reproduzida, com salas de estar e jantar, cozinha, banheiro, lavanderia, quarto infantil e quarto do casal. No treinamento, são realizadas simulações cotidianas de uma família, com intuito de garantir que a profissional esteja preparada para ocupar o cargo e assumir todas as suas responsabilidades com segurança, impulsionando-a no desempenho em suas tarefas.

De um lado temos famílias que precisam de um profissional de confiança e experiência nas funções a serem desempenhadas, já que cuidará de seus bens mais preciosos – seus filhos e sua casa. Na outra ponta, essa categoria na maioria das vezes não teve a oportunidade de se especializar, ingressou na profissão doméstica por falta de oportunidades e ainda precisa se adaptar a rotina e expectativas que são diferentes de um lar para outro”, explica Thaise Giacomin, sócia e empresária

O Espaço Casa Coach surgiu a partir da alta demanda da empresa desde que iniciou a operação no final de 2017. Incialmente, os treinamentos presenciais eram realizados nas residências dos clientes, em São Paulo e Alphaville. Agora, no novo ambiente, as possibilidades são infinitas “Podemos receber profissionais de outras cidades, estados e países, com toda a estrutura necessária de atendimento. Os cursos são contratados de forma individualizada ou em grupos, com no máximo cinco participantes, para potencializar o aprendizado”, conta Thaise.

Nossa experiência mostrou que, neste segmento profissional, as aulas presenciais são fundamentais para que se alcance um resultado eficaz na capacitação do funcionário doméstico. Com esse espaço, ampliamos o volume de atendimentos disponibilizando um treinamento completo e próximo da realidade da casa do cliente. “No quarto infantil, por exemplo, as babás aprendem como higienizar, organizar e setorizar brinquedos, livros e roupas da criança. Além de receberem instruções sobre fases do desenvolvimento infantil e as brincadeiras e estímulos adequados para cada faixa etária”, explica a empresária. Eleonora Azzuz.

EXPANSÃO

O conceito inovador da Casa Coach deu tão certo que a empresa passou a ser procurada por clientes que desejam seguir o mesmo modelo de negócio em outras regiões. “Esta busca nos estimulou a formatar o projeto de parcerias, com a primeira unidade em operação em Vitória (ES) e a segunda, que iniciará as atividades em breve, na cidade de Ribeirão Preto, Interior de São Paulo”, comenta Eleonora.

 

CONCEITO

Os serviços da Casa Coach abrangem a seleção de profissionais domésticos como babás e empregadas (mensalistas e diaristas), cozinheiras, governantas e copeiras, por meio de entrevistas presenciais por competências e análise das referências e vida pregressa.

A capacitação profissional complementa o serviço e é um treinamento personalizado com conteúdo teórico e prático específicos para cada cargo, de acordo com as funções que serão desempenhadas pela profissional. A Casa Coach mantém a alta qualidade do serviço, alinhando as expectativas das duas partes; contratante e funcionário, para que as tarefas sejam executadas de forma fluída e com menos conflitos. A capacitação também é indicada a colaboradores antigos, já contratados pelas famílias, que necessitam de reciclagem ou aprimoramento. Para Eleonora, ”Investir na capacitação (educação) do profissional é uma forma de valorizá-lo, aumentando seu nível de consciência e, por consequência, retê-lo mais tempo no cargo”

Dividido em módulos, os treinamentos podem ser adquiridos separadamente ou em pacotes abordando temas como: Aspectos Comportamentais – Papel Profissional do Empregado Doméstico, Planejamento e Organização de Tarefas e Refeições, Limpeza, Higienização e Arrumação de Ambientes, Lavadoria e Passadoria, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, entre outros.

Cada módulo foi elaborado com base nas mais recentes e validadas técnicas disponíveis no mercado. Todo o conteúdo apresentado passou pela análise de especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação, como médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e personal organizers. Periodicamente estes conteúdos são reavaliados e passam por atualizações. 

Ao término do treinamento, o participante recebe um material impresso para consultas posteriores e um certificado. É importante frisar que antes de cada “job”, é realizado um “briefing” ou “pré-work” junto ao empregador para levantar anseios e expectativas e, após a realização do treinamento, o “pós-work”, que verifica a aplicação das orientações no dia a dia e, se necessário, sugere pequenos ajustes.

A consultoria do Casa Coach abrange ainda a elaboração de contrato, controle de jornada de trabalho através de ponto eletrônico (app), emissão de guias de recolhimento de encargos sociais e todo o suporte para ambas as partes, contratante e contratada, nos aspectos burocráticos da relação. 

Nesta nova etapa, o foco das empresárias está em proporcionar experiências positivas e enriquecedoras para as clientes em workshops e eventos que contam com a colaboração de parceiros renomados em suas áreas. “Queremos facilitar e trazer mais comodidade para que a famílias possam usufruir de seu tempo de convivência com qualidade” conclui Eleonora.

Espaço Casa Coach

Alameda Cauaxi, 350 – sala 701 e 702 / Alphaville

Tel: Comercial (11) 98424-9276.

www.casacoach.com.br

@casa.coach

Related posts
Negócios

Transformando o Mercado Imobiliário: O Sucesso do Primeiro Encontro Feminino do R496

4 Mins read
No último dia 15 de janeiro, o mercado imobiliário foi palco de um evento inovador: o Primeiro Encontro Feminino do R496, que…
Negócios

Comprar um imóvel pode ser uma decisão mais Estratégica e Inteligente

3 Mins read
Comprar um imóvel é, sem dúvida, uma decisão importante para qualquer pessoa, seja como primeira residência, segunda moradia ou uma oportunidade de…
Negócios

Crescimento do mercado de contact center

2 Mins read
Tecnologia, personalização e análise preditiva definem as tendências para 2025 O mercado de Contact Center está em expansão acelerada, com projeções de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.