POR: Camilla Jarouche – Comunicale
Com o objetivo de profissionalizar a relação de trabalho doméstico, a Casa Coach, empresa especializada em recrutamento, seleção e capacitação neste segmento, inaugura um centro de treinamento exclusivo no país onde as alunas dos cursos, empregadas domésticas (diaristas e mensalistas), babás, cozinheiras e governantas vivenciam na prática todo o conteúdo teórico.
Em uma área de 150m, dividida em cômodos decorados com elegância e equipados com a mais alta tecnologia em eletrodomésticos, uma casa real foi reproduzida, com salas de estar e jantar, cozinha, banheiro, lavanderia, quarto infantil e quarto do casal. No treinamento, são realizadas simulações cotidianas de uma família, com intuito de garantir que a profissional esteja preparada para ocupar o cargo e assumir todas as suas responsabilidades com segurança, impulsionando-a no desempenho em suas tarefas.
“De um lado temos famílias que precisam de um profissional de confiança e experiência nas funções a serem desempenhadas, já que cuidará de seus bens mais preciosos – seus filhos e sua casa. Na outra ponta, essa categoria na maioria das vezes não teve a oportunidade de se especializar, ingressou na profissão doméstica por falta de oportunidades e ainda precisa se adaptar a rotina e expectativas que são diferentes de um lar para outro”, explica Thaise Giacomin, sócia e empresária
O Espaço Casa Coach surgiu a partir da alta demanda da empresa desde que iniciou a operação no final de 2017. Incialmente, os treinamentos presenciais eram realizados nas residências dos clientes, em São Paulo e Alphaville. Agora, no novo ambiente, as possibilidades são infinitas “Podemos receber profissionais de outras cidades, estados e países, com toda a estrutura necessária de atendimento. Os cursos são contratados de forma individualizada ou em grupos, com no máximo cinco participantes, para potencializar o aprendizado”, conta Thaise.
“Nossa experiência mostrou que, neste segmento profissional, as aulas presenciais são fundamentais para que se alcance um resultado eficaz na capacitação do funcionário doméstico. Com esse espaço, ampliamos o volume de atendimentos disponibilizando um treinamento completo e próximo da realidade da casa do cliente. “No quarto infantil, por exemplo, as babás aprendem como higienizar, organizar e setorizar brinquedos, livros e roupas da criança. Além de receberem instruções sobre fases do desenvolvimento infantil e as brincadeiras e estímulos adequados para cada faixa etária”, explica a empresária. Eleonora Azzuz.
EXPANSÃO
O conceito inovador da Casa Coach deu tão certo que a empresa passou a ser procurada por clientes que desejam seguir o mesmo modelo de negócio em outras regiões. “Esta busca nos estimulou a formatar o projeto de parcerias, com a primeira unidade em operação em Vitória (ES) e a segunda, que iniciará as atividades em breve, na cidade de Ribeirão Preto, Interior de São Paulo”, comenta Eleonora.
CONCEITO
Os serviços da Casa Coach abrangem a seleção de profissionais domésticos como babás e empregadas (mensalistas e diaristas), cozinheiras, governantas e copeiras, por meio de entrevistas presenciais por competências e análise das referências e vida pregressa.
A capacitação profissional complementa o serviço e é um treinamento personalizado com conteúdo teórico e prático específicos para cada cargo, de acordo com as funções que serão desempenhadas pela profissional. A Casa Coach mantém a alta qualidade do serviço, alinhando as expectativas das duas partes; contratante e funcionário, para que as tarefas sejam executadas de forma fluída e com menos conflitos. A capacitação também é indicada a colaboradores antigos, já contratados pelas famílias, que necessitam de reciclagem ou aprimoramento. Para Eleonora, ”Investir na capacitação (educação) do profissional é uma forma de valorizá-lo, aumentando seu nível de consciência e, por consequência, retê-lo mais tempo no cargo”
Dividido em módulos, os treinamentos podem ser adquiridos separadamente ou em pacotes abordando temas como: Aspectos Comportamentais – Papel Profissional do Empregado Doméstico, Planejamento e Organização de Tarefas e Refeições, Limpeza, Higienização e Arrumação de Ambientes, Lavadoria e Passadoria, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, entre outros.
Cada módulo foi elaborado com base nas mais recentes e validadas técnicas disponíveis no mercado. Todo o conteúdo apresentado passou pela análise de especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação, como médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e personal organizers. Periodicamente estes conteúdos são reavaliados e passam por atualizações.
Ao término do treinamento, o participante recebe um material impresso para consultas posteriores e um certificado. É importante frisar que antes de cada “job”, é realizado um “briefing” ou “pré-work” junto ao empregador para levantar anseios e expectativas e, após a realização do treinamento, o “pós-work”, que verifica a aplicação das orientações no dia a dia e, se necessário, sugere pequenos ajustes.
A consultoria do Casa Coach abrange ainda a elaboração de contrato, controle de jornada de trabalho através de ponto eletrônico (app), emissão de guias de recolhimento de encargos sociais e todo o suporte para ambas as partes, contratante e contratada, nos aspectos burocráticos da relação.
Nesta nova etapa, o foco das empresárias está em proporcionar experiências positivas e enriquecedoras para as clientes em workshops e eventos que contam com a colaboração de parceiros renomados em suas áreas. “Queremos facilitar e trazer mais comodidade para que a famílias possam usufruir de seu tempo de convivência com qualidade” conclui Eleonora.
Espaço Casa Coach
Alameda Cauaxi, 350 – sala 701 e 702 / Alphaville
Tel: Comercial (11) 98424-9276.
@casa.coach