Sistema voltado a entidades profissionalizantes deve incluir, em 2021, mais de 5.000 adolescentes e jovens aprendizes, em locais onde há carência ou falta de ações no segmento
POR: Betini Comunicação
O Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante), instituição sem fins lucrativos que capacita e encaminha adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, lançou um sistema que vai ajudar ONGs de todo o país a impulsionar a socioaprendizagem e aprendizagem – mesmo em locais onde há carência ou falta de ações nesse segmento.
O Sistema de Aprendizagem Espro é um pacote de serviços que permite a entidades profissionalizantes capacitarem adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, seja em modelo remoto ou presencial. Em 2021, a meta da associação é incluir 5 mil aprendizes no novo sistema.
“Sabemos que entidades profissionalizantes enfrentam muitos desafios no país, e um dos principais é oferecer uma metodologia eficiente para o treinamento profissional e socioemocional de adolescentes e jovens. Por isso, decidimos transformar nosso conhecimento, de mais de 40 anos no segmento, em um sistema de aprendizagem único”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
Ambiente virtual
O sistema é um pacote de serviços que pode ser contratado pelas entidades. Entre os destaques estão a plataforma de aprendizagem de uso presencial e EAD (com possibilidade de personalização e ferramenta de gestão inovadora), material didático exclusivo (incluindo livro didáticos específicos do programa, criados pela ESPRO e assessoria de serviços (como gestão de documentação para validação de cursos, treinamento de colaboradores e atendimento em tempo real).
“O nosso sistema de ensino tem como pilar a Aprendizagem 4.0, com conceitos como metodologia ativa, aprendizagem baseada em projetos e gamificação, práticas que colocam o aluno como protagonista de seu conhecimento”, diz Saade. “Além disso, o sistema de gestão oferece ferramentas completas para aprendizes, instrutores e entidades parceiras acompanharem e analisarem avanços, pendências e resultados.”
O Sistema de Aprendizagem Espro oferece seis cursos completos, nas seguintes áreas: sendo dois em arcos ocupacionais de Gestão, Qualidade, Atendimento e Serviços; e Técnicas Básicas Varejistas; além de quatro da classificação brasileira de ocupações em Técnicas Básicas de Telemarketing; Qualidade em Serviços Administrativos; Produção, Operações e Qualidade; e Qualidade, Atendimento e Serviços em Lanchonete; atendendo todas as exigências do Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional e Medidas Provisórias.
Sobre o Espro
Há mais de 40 anos o Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante) se dedica a formar talentos e tem uma história focada na transformação social. Durante esse período foram mais de 340 mil encaminhamentos e 852 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A instituição está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcança 2.202 municípios e capacita anualmente mais de 12 mil jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.
Além disso, o Espro oferece também diversos projetos e ações sociais que alcançam também as famílias e comunidades dos aprendizes. Os jovens podem se inscrever pelo site https://www.espro.org.br.