A AppsFlyer prevê o início de uma nova era para o marketing de aplicativos em 2021
POR: freshpr
A nova etapa de marketing de aplicativos em 2021 está caracterizada por machine learning, métodos probabilísticos e foco para a privacidade dos usuários.
A empresa líder no segmento de atribuição e análise de dados para aplicativos compartilhou algumas reflexões sobre as tendências para o setor de marketing mobile em 2021. Daniel Simões, Country Manager Brasil da AppsFlyer afirma que “Em 2021 haverá mudanças que representarão desafios para os profissionais envolvidos no setor de marketing. O denominador comum será que a transformação digital continuará a se acelerar, gerando oportunidades de crescimento no mercado de aplicativos mobile. Como resultado destas mudanças, os profissionais do setor terão que adotar uma estratégia sólida de marketing mobile, com uma abordagem clara omnicanal, cujo objetivo é tanto atrair novos clientes como reter aqueles com possibilidade de crescimento”.
A privacidade do consumidor e atribuição probabilística.
A Apple vai lançar nos próximos meses a sua estrutura de privacidade do usuário para compartilhamento de informações do Apple ID com a indústria de advertising, chamada de ‘App Tracking Transparency’ (ATT). A nova política de privacidade envolve a desativação do identificador de publicidade por padrão em todos os seus dispositivos. Portanto, é previsível que, sem a coleta do IDFA (dados para advertising), será muito mais complexo para os profissionais de marketing medir com precisão a eficácia de seus anúncios nos dispositivos IOS, executar campanhas de retargeting e monetizar seu trabalho.
Esses desafios implicam em novas oportunidades para toda a indústria em 2021, exigindo um amplo sentido de adaptação e inovação para garantir o desenvolvimento e adoção de soluções que atendam às necessidades de privacidade do iOS para o usuário final, mesmo quando o IDFA não existe.
“Embora isso possa parecer difícil para os profissionais de marketing, é importante notar que as mudanças que a Apple está fazendo estão alinhadas com um paradigma crescente que coloca a privacidade do consumidor na linha de frente. Em princípio, essas mudanças foram impulsionadas por regulamentações como o RDGP na Europa e o CCPA nos Estados Unidos. As mudanças em torno do IDFA no iOS ajudarão a impulsionar a adoção de técnicas e processos que darão preferência à agregação de dados para análise ou para obter o consentimento do usuário para permitir o uso de seus dados “, detalha Simões.
Nesse contexto, a partir de 2021, os dados que alimentam os métodos probabilísticos terão maior peso como solução para o marketing de aplicativos. Isso é o que os profissionais de marketing dizem em uma pesquisa global desenvolvida pela Mobile Marketing Association (MMA) em resposta às mudanças que ocorreram em torno do IDFA.
Medição Omnicanal
Os usuários se sentem cada vez mais à vontade para interagir com as marcas por meio dos dispositivos disponíveis (por exemplo, terminais móveis e terminais touch, entre outros), o que tornará o processo de conversão mais complexo à medida que os usuários se movimentam com mais fluência entre a web e o celular.
Nesse sentido, Simões acrescenta que “os responsáveis pelo marketing terão o desafio de medir as ações dos usuários por meio de diferentes canais e dispositivos, mas entendendo que eles representam um todo”. Os dias em que os usuários eram tratados como silos ou de um determinado departamento acabaram. Por esse motivo, “o foco do marketing será no marketing omnicanal, aproveitando insights baseados em dados para gerar uma compreensão holística do ciclo de vida do cliente”, concluiu Country Manager da AppsFlyer.
TikTok é a bola da vez!
No que diz respeito ao boom de aplicativos, o Facebook e o Google continuam a liderar a indústria de publicidade móvel com domínio significativo no mercado de instalação não orgânica. De acordo com o ” AppsFlyer Performance Index “, os buscadores e as redes sociais ocupam o primeiro lugar em 79% das buscas e 82% do volume de rankings de todos os índices.
Porém, olhando para 2021, a liderança no setor de mídias sociais será disputada pela TikTok, que é, sem dúvida, a plataforma social que mais cresceu e com maior número de downloads em 2020 (817 milhões), de acordo com relatório elaborado pela consultoria App Annie.
“A chegada do TikTok implica uma mudança radical nas regras do jogo. Embora os profissionais de marketing já saibam como comunicar de forma eficaz a mensagem de sua marca e como direcionar os anúncios para alcançar usuários em potencial, há uma forte necessidade de adaptação a essa nova realidade no setor. Teremos que ir além da abordagem tradicional da publicidade para uma que coloque o público em primeiro plano “, disse Simões, Country Manager Brasil da AppsFlyer. “A base do TikTok são usuários que geram conteúdo. Com canais saturados de conteúdo, a regra do mais curto é melhor no TikTok “.
Em suma, conclui Simões, “este será um ano de mudanças, tanto em termos de comportamento do consumidor quanto no estabelecimento da privacidade como objetivo prioritário. Em um setor em constante evolução, as mudanças se tornam um terreno fértil para a inovação. Sem dúvida, 2021 será um ano de coexistência entre a necessidade de fornecer uma ótima experiência ao usuário e o mandato de colocar sua privacidade na vanguarda da importância. A mensuração de dados se adaptará a este paradigma que elimina o que é ruim e mantém o lado bom da publicidade personalizada para permitir que o desempenho do marketing baseado em dados continue crescendo tanto no curto quanto no médio prazo “.