Modelo híbrido de trabalho contribui para adesão das empresas aos benefícios flexíveis durante e após a pandemia
POR hochmuller multimidia
A implementação do home office é uma tendência que veio para se consolidar e que deve continuar mesmo após o término da pandemia. Muitas empresas estão adotando um modelo híbrido, no qual os profissionais trabalharão parte da semana em casa e parte no escritório.
Em ambas as situações, a Eva Benefícios, empresa de Ouro Preto, MG, se enquadra nesse modelo de trabalho com os novos hábitos de consumo, uma vez que é uma solução de benefícios flexíveis que pode ser oferecida no auxílio home office através de um cartão com bandeira Visa.
De acordo com Conrado Carneiro Bicalho, CEO da Eva Benefícios, “os primeiros 3 meses de operação da empresa foram de crescimento controlado, pois precisávamos entender as principais dores do mercado e validar se a nossa proposta tecnológica agregava valor, otimizando processos e gerando lucro para os nossos clientes. Após perceber que estávamos no caminho certo e que há demanda, começamos a executar as primeiras ações para um crescimento acelerado”.
Um dado interessante a destacar é que de todas as operações realizadas pelo cartão da Eva, a categoria de Alimentação é a predominante. Atualmente, ela representa 45,74% das compras.
O ranking atual de utilização nas categorias do cartão flex é:
1. Alimentação: 45,74%
2. Refeição: 42,63%
3. Saldo Livre: 6,65%
4. Transporte: 2,42%
5. Combustível: 1,63%
6. Saúde: 0,80%
7. Cultura: 0,23%
8. Educação: 0,01%
“Estamos mantendo um contato muito próximo dos usuários, coletando feedbacks, implementando melhorias e apresentando-as para os nossos early adopters — como manda a receita para uma startup enxuta. Aliás, toda funcionalidade implementada possui uma justificativa com base na necessidade dos clientes”, comenta o executivo.
Em três meses de operação, o crescimento médio mensal da Eva é de 163% e, paralelamente, a empresa dividiu seu planejamento em três estratégias para 2022 para continuar a ter um excelente desempenho de curto, médio e longo prazo.
No curto prazo, a ideia é usar as relações comerciais e parcerias para adquirir uma base de usuários. São parceiros dispostos a usar os produtos da Eva e contribuir com os feedbacks.
No médio prazo, a estimativa é aumentar a base de clientes com campanhas patrocinadas no Linkedin e Google. É um passo importante, pois, além de ser um investimento alto, atrai uma base de usuários sem nenhum vínculo com a empresa, e assim a dinâmica fica bem interessante.
No longo prazo, a empresa conta com uma estratégia de SEO, que se baseia nas buscas dos usuários em plataformas como o Google. Isso significa atrair pessoas que pesquisam sobre temas relacionados à Eva. A partir disso, será possível esclarecer dúvidas através dos conteúdos de qualidade fornecidos pela Eva e, a partir daí, atrair pessoas com a decisão de compra mais formada. Essas são características de uma estratégia conhecida como Inbound Marketing — ou Marketing de Atração.
Para o futuro, a empresa pretende atuar de forma diferenciada, conforme informações a seguir:
Nível de acesso ao dashboard
O dashboard é a área a qual os benefícios são administrados, dentre outras funcionalidades que podem abraçar inclusive o time de marketing. Então, serão criados níveis de acesso, delimitando as possibilidades para cada tipo de usuário do dashboard.
Acesso do colaborador na web
Possibilitar que os colaboradores possam consultar seus saldos da Eva também através do site.
Cartão adicional para dependentes
Permitir que os colaboradores possam solicitar cartão adicional para seus dependentes, todos compartilhando da mesma conta.
Transação entre categorias de acordo com diretriz da empresa
Os saldos das categorias vão passar a ser transferíveis também de forma manual através do aplicativo. Caberá à empresa habilitar aos colaboradores a funcionalidade e as restrições.
Até o momento, a transferência existente é entre 2 arranjos, e de forma automática:
•as categorias de alimentação, refeição e saldo livre
•as demais e o saldo livre
O objetivo é fazer com que as compras se complementam sem a necessidade de realizar as transferências no aplicativo. Isto é, o próprio aplicativo já realiza essa tarefa no ato da compra sem que os colaboradores precisem fazer algo. Essa função automática continuará existindo quando chegarem as transferências manuais.
Crédito: divulgação