Levantamento do Sebrae-SP aponta que segmento ganhou 1.226 novos estabelecimentos nos últimos anos; crescimento envolve desde varejo até hospital de alta complexidade
Não há pesquisa recente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que dê estimativas sobre a quantidade de animais de estimação em Ribeirão Preto, mas a quantidade de novas lojas e clínicas abertas nos últimos anos indica que, além de uma grande população de bichos de estimação, o segmento pet se consolidou como um dos mais rentáveis.
De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae-SP, com base em dados da Receita Federal, a região de Ribeirão Preto alcançou a marca de 2.353 estabelecimentos em 2024. Entre as atividades analisadas estão o comércio varejista de medicamentos veterinários, comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentação para animais, atividade veterinária, alojamento de animais domésticos e higiene e embelezamento de animais domésticos.
O estudo considerou dados dos últimos seis anos e mostrou que Ribeirão Preto teve o maior número de novas empresas, com 715 novos negócios, sendo seguida por Sertãozinho, que ganhou 104 empresas, e Jaboticabal, que saiu de 52 para 122 estabelecimentos.
Varejo
A presença de grandes redes do segmento na cidade confirma o impacto dos pets na economia. Nos principais corredores comerciais, há lojas dos principais players nacionais, como a PetCamp, criada em Campinas em 1995. A rede chegou a Ribeirão Preto em 2021 e já contabiliza quatro lojas próprias na cidade.
“Nossas análises frequentemente identificam gaps em algumas regiões, apontando mercados com oportunidades de crescimento, como Ribeirão Preto. Por isso, projetamos a abertura de mais três lojas na cidade dentro de um ano”, explica Victor Leite, CEO da PetCamp.
Saúde
Na área de saúde, um dos exemplos é o Hospital Veterinário VFP, inaugurado em 2020 por dois médicos veterinários. Com o rápido sucesso do negócio na cidade, os investidores decidiram criar uma rede de hospitais de alta complexidade para pets.
“O Brasil possui mais de 20 mil consultórios veterinários, 3448 laboratórios especializados em diagnósticos para pets e 104 ambulatórios à assistência para a saúde animal. Com base nesses dados, podemos ter uma visão sobre como o empreendedorismo deixa de ser um grande sonho de veterinários e se torna uma realidade. E esse foi o meu caso”, conta João Marcos Rios, um dos fundadores e Diretor Administrativo do Hospital Veterinário VFP.
Avaliada em 105 milhões, a rede já expandiu sua atuação para as regiões de Araraquara (SP), Uberlândia (MG) e São José dos Campos (SP). “Estudar sobre os mercados dentro dessa carreira me motivou a empreender na área de pets, e graças a isso pude transformar o Hospital Veterinário VFP em um negócio único. Nossa equipe investe em inovações e concentramos nossos esforços para garantir um crescimento constante”, acrescenta Rios.
E a vocação de Ribeirão Preto para a economia pet não favorece apenas os grandes negócios. Para a médica veterinária Regiane Cristina Parra Santos Mazer, o aquecimento do setor pet serviu como um incentivo para, com o esposo, que também é veterinário, investir na aquisição de um imóvel próprio para montarem uma clínica.
“Sempre tivemos muitos clientes mas acho que nos últimos anos as pessoas adquiriram mais consciência em relação aos cuidados médicos que seus bichinhos precisam”, afirma Regiane.
Segundo ela, o aumento nos atendimentos em sua clínica é decorrente da diversificação dos tratamentos que os tutores buscam. “As pessoas não mais nos procuram quando o animal está doente, só para consulta. Elas trazem os animais para vacinar, vêm para fazer um tratamento paliativo, uma profilaxia dentária. Os tutores estão cuidando cada vez mais dos bichinhos e, com a qualidade de vida que estão proporcionando aos animais, eles estão vivendo mais”, conclui.