[radio_player id="1"]
Empreender

Explosão das startups no Brasil reflete força do empreendedorismo no país

2 Mins read
Especialista em negócios, Fernando Seabra destaca a importância do poder colaborativo entre empreendedores e investidores e dé dicas para um pitch de sucesso

POR: Carol Silva – www.benditaimagem.com.br

Na contramão da economia tradicional, que enfrenta uma forte crise nos últimos anos, a explosão das startups no Brasil reflete força do empreendedorismo no país. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2015, havia 4.151 empresas nascentes. Neste ano, o Brasil conta com 12.763, o que representa um aumento de 207% no período. Além disso, 9 startups brasileiras se tornaram ‘unicórnio’, o que coloca o país na quinta posição mundial em número de empresas avaliadas em mais de R$1 Bilhão.

Para o especialista em negócios e inovação, o mentor Fernando Seabra, que é reconhecido em todo o país por sua experiência com centenas de startups e empreendedores, especialmente no processo de prospecção de investimentos, o pitch é o momento mais importante no processo de relação das startups com os investidores.

“O pitch é uma oportunidade única do empreendedor efetivamente conquistar o investidor com sua ideia. É durante esses poucos minutos que ele precisa apresentar os pilares fundamentais de um pitch de sucesso, que são dor, autoridade, solução, mercado e monetização. Esse contato presencial pode gerar uma conexão que nenhum projeto em power point pode proporcionar. É um momento único precisa ser muito bem estruturado para não ser desperdiçado”, destaca Fernando Seabra , que é líder do GRI – Grupo de Relacionamento com Investidores da Fiesp.

O especialista destaca que essa trilha: dor, autoridade, solução, mercado e monetização precisa ser bem definida e explicada durante o pitch, de forma segura, clara e assertiva, que inspire e promova uma ligação com o investidor. “E é essa integração que gera um poder colaborativo que vem impactando a economia brasileira”, destaca.

“Pense em solucionar coisas que você realmente já viveu, em dores que você já tenha passado ou conhecido pessoas que a enfrentaram, construa autoridade sobre o tema, desenvolva uma solução efetiva, identifique todo o cenário no qual sua startup estará envolvida e claro, tenha sua estratégia financeira bem definida. Isso tudo dará a base ideal para o seu pitch de sucesso”, conclui Fernando Seabra, que atualmente é mentor no programa Planet Startup, exibido na Band às quinta-feiras às 22h45..

Mais informações: www.fernandoseabra.com.br

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.