A direção da empresa projeta um crescimento de vendas da ordem de 15% a 17%, além da manutenção da rentabilidade obtida neste ano
POR: Fábio Bouças – FB Imprensa
Empresa especializada na fabricação de colchões tecnológiocos, a Sono Quality tem investido em máquinas e softwares para aprimorar a confecção da sua linha de produtos e otimizar tempo na hora do atendimento ao cliente, da venda e com isso facilitar a logística da fábrica e também a logística em relação ao cliente.
A empresa conta com uma equipe superior a 250 funcionários diretos e 500 indiretos e produz na média 100 colchões tecnológicos por dia. Além dos recursos destinados a maquinários e a implantação de novos sistemas de atendimento ao cliente, como Sales Force, a empresa investe em eficiência e na modernização de algumas linhas de acabamento e finalização de produtos.
A empresa fabrica os colchões em cinco modelos diferentes: Quality Splendor (36cm de altura), Quality Master (32cm), Quality Life (28cm), Quality Soft (24cm) e Quality Standart (20cm) todos com certificação do Inmetro. Os colchões fabricados pela Sono Quality são os únicos no mercado com o selo “Tech Health” (selo de qualidade, serviços e conformidade Sono Quality).
Com mais de 11 anos de história, a marca é líder em vendas no Brasil no segmento e se enquadra na lista dos 10 maiores fabricantes de colchões da América Latina.
Segundo o CEO da empresa Ricardo Eloi, a expectativa para o segundo semestre é de manter o crescimento no faturamento em torno de 7% a 8% em relação a 2018, mas em termos de rentabilidade da companhia, explica, “o crescimento supera os 50% devido a projetos implantados de eficiência, de reestruturação e de vendas”.
“Fizemos algumas mudanças importantes na fábrica e na administração da empresa. Em termos de vendas, continuamos focados no atendimento exclusivo, porta a porta, onde vendemos exclusividade, atendimento agendado e personalizado e a melhor negociação de valores. Decidimos investir também numa linha média alta na loja tecnológica que oferece ao cliente final o atendimento exclusivo e o preço de fábrica na loja”.
Atualmente a Sono Quality atende a todo o mercado nacional, nos quais a região Sudeste corresponde a 52% das vendas, na sequência região Sul com 21%, Norte e Nordeste juntos somam 14% e o Centro Oeste região mais nova em prospecção é responsável por 13%.
Para o segundo semestre, José Cury diretor geral da Sono Quality, prevê um crescimento de vendas da ordem de 15% a 17%, e quer manter a rentabilidade de 2018. “Nós vamos investir mais em informatização, sistemas e softwares de atendimento, em distribuição, em novos canais, em novos clientes para que a empresa cresça não só em volume mas que cresça também em Market Share.” Para os próximos cinco anos, a empresa quer implantar o sistema de franquias de lojas, com mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil. O projeto do estudo de franquiabilidade e implantação das lojas já começou.
Mercado
Segundo Cury, o mercado de colchões no Brasil vinha numa tendência de alta até 2013. Em 2014 passou por uma inversão de baixa e em 2017 estava com um volume em peças igual ao de 2012 “Mesmo com a oscilação mercadológica, buscamos em todos os períodos nos destacar em relação as outras marcas, o budget de publicidade nunca foi modificado“. Em termos de valor o mercado acompanhou a inflação. Segundo ele, a inflação acumulada de 2013 a 2017 foi de aproximadamente 29%, porém a empresa sempre trabalhou com medidas estratégicas para não repassar aumento ao consumidor final. “Quando anunciamos nas propagandas que é preço de colchão comum, é disso que estamos falando, que o consumidor pode comprar sem acréscimos de terceiros. Os colchões saem da fábrica para a casa do cliente“.
Os colchões Sono Quality, nas medidas solteiro, casal convencional, queen e king, não deformam ou afundam (graças a tecnologia desenvolvida pela empresa de densidade progressiva), possuem mais de oito tecnologias, mais de 20 tipos de vibro massagem e com garantia de durabilidade superior a 10 anos, tudo isso devido ao processo de fabricação com matérias-primas de qualidade e alta tecnologia e não têm qualquer contato com poeira, ácaros ou sujeira até o momento em que o cliente o desembala dentro de casa, num processo simples e rápido.
A linha também é mais sustentável, pois ao ocupar bem menos espaço para armazenagem e transporte, contribui para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, o uso de cola com base em água e não solvente contribui para um produto com mais qualidade e menos agressão ambiental.