POR: Piar Comunicação
Investir em soluções digitais e estar presente de maneira estratégica, leve e assertiva no dia a dia do seu público-alvo tem sido o “grito de guerra” de empreendedores de diversos segmentos para poder sobreviver às constantes e, muitas vezes, bruscas mudanças de comportamento da sociedade, em especial nos tempos que estamos vivendo. Em um ano em que 366 dias mais se pareceram com 587 por conta da pandemia de Covid-19, criatividade, reinvenção e empatia são as palavras-chave do momento para aqueles que desejam recuperar o tempo perdido e (re) conquistar o público em 2021.
De acordo com uma pesquisa da Deloitte divulgada em outubro deste ano, por exemplo, 80% dos respondentes foram capazes de citar empresas que tiveram respostas positivas durante a pandemia, enquanto para 20% deles esse tipo de atitude reforçou ainda mais o vínculo e a confiança na marca. Diante deste cenário, boas estratégias de marketing e o investimento em publicidade têm sido as grandes aliadas no planejamento de negócios para aqueles que desejam – e precisam – entender melhor os hábitos de consumo da população e se destacar daqui para frente.
Pensando nisso, separamos cinco estratégias e tendências destes segmentos para que o seu modelo de negócio prospecte, acerte o target e feche muitos jobs. Confira!
Propósito e bons resultados caminham lado a lado
Empatia e práticas de Gestão Social têm sido primordiais neste momento delicado que a sociedade e a própria economia estão vivenciando. Para isso, o melhor caminho é sempre encontrar uma intersecção entre os propósitos da sua marca, da sociedade e, até mesmo, os pessoais, focando em três pilares: pessoas, produtos e processos.
“Todo propósito envolve um porquê ou um por quem. Pessoas são movidas a propósitos que, muitas vezes, têm necessidades financeiras para sua realização, como pagar um bom plano de saúde para seus filhos, por exemplo. Já as empresas são movidas por lucro, e é o lucro que a faz crescer e que sustenta o sonho da companhia e o de seus colaboradores”, afirma Luiz Felipe Grossi, CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital , plataforma que tem como objetivo ajudar negócios de todos os portes e segmentos a abrirem um canal de vendas digital .
Interatividade com o público-alvo
Se manter atraente e relevante para os consumidores em um mercado cada vez mais dinâmico e repleto de concorrência muitas vezes pode ser um desafio. Para isso, é interessante investir em publicidade de qualidade e diferenciadas, a fim de prender a atenção do público, principalmente com as rápidas e constantes mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia. “Entender as recorrentes mudanças de comportamento da sociedade, adaptar a linguagem ao novo momento e proporcionar experiências únicas são peças-chave para manter um modelo de negócio atrativo e diferenciado de seus concorrentes em todas as épocas do ano”, afirma Victor Canô, CEO da Cazamba , empresa de tecnologia em mídia que permite marcas engajarem com seus consumidores.
Inteligência artificial a favor do negócio
Entendendo que os dados são o novo petróleo, vale saber classificar e utilizar a movimentação dos consumidores e desejos em benefício do negócio. A startup 7waves , por exemplo, desenvolvida com o propósito de empoderar as pessoas na descoberta, planejamento e conquista de objetivos de pessoais e profissionais, entendeu que a inteligência artificial e people analytics poderiam ser usadas para conectar seus mais de 250 mil usuários a parceiros com conteúdos, ações e oportunidades que ajude-os a serem mais efetivos em suas conquistas. “Entendendo quem são, o que desejam, quanto desejam gastar e em que período, oferecemos, dentro das boas práticas de LGPD, os contatos dos usuários da nossa plataforma para fornecedores que possam auxiliá-los a cumprir suas metas pessoais e profissionais”, pontua Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves.
Live commerce vai ser a onda de 2021
Essa tendência e os resultados que ela é capaz de alcançar foram comprovadas recentemente, comenta Ricardo Piza, Head de Gestão em E-commerce da Driven.cx , maior grupo consultivo independente para corporações de grande porte e projetos de transformação digital autorais na nova economia. ” Esta última edição da Black Friday, que foi a mais digital da história, nos trouxe diversas tendências, e acredito que a mais forte delas é a live commerce. Se olharmos os grandes varejistas como Magazine Luiza e Via Varejo, eles apostaram no live commerce e transformaram a forma de vender durante o período. Foi um show de entretenimento, ação promocional e engajamento. Esses cases certamente serão levados em conta para as ações do próximo ano em todo o varejo”.
Marketing de performance
Hoje mais do que nunca, é necessário investir em novos conhecimentos e se tornar um profissional multiplataforma. A necessidade se dá, em meio às muitas transformações vividas na sociedade e no mercado de trabalho como um todo. “Modelos de mídia como e-mail marketing, anúncios em redes sociais, CPL, CPC, entre outros, serão fundamentais para 2021, principalmente por conta da chegada da pandemia, que nos forçou a usarmos estratégias novas e atingir novos públicos. A hora de inovar é agora!”, explica Sérgio Lima, publicitário, foi sócio fundador da Ad.Dialeto, adquirido em 2014 pela Accenture.