Evento gratuito na Estação Cultura comemora Dia Nacional do forró e reúne o melhor da música, literatura e culinária.
POR: Rafaela Ferreira Dias
Desde 2005 o Brasil comemora o Dia Nacional do Forró para celebrar o ritmo e homenagear o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Esse ano, o País lembra 30 anos de morte do Rei do Baião. E para promover essa cultura, tão presente na vida dos paulistas e campineiros, a Multi Produtora, Espaço Cultural Brasuca, Projeto Forró do Bom e Central Única das Favelas (CUFA) realizam no dia 8 de dezembro, o Festival Vivência Nordestina.
O evento que acontece na Estação Cultura, das 10h às 22h, contará com comidas típicas, manifestações folclóricas e populares, workshop de danças, humor, literatura, diversas intervenções e muito forró com grupos regionais e nacionais. A entrada será 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Campinas. “Nosso objetivo com o Festival é proporcionar a integração dessa riqueza cultural que é o nordeste, trazendo manifestações folclóricas e populares, costumes, tradições e diversidade, aproximando Campinas e região de um povo tão caloroso e talentoso”, explica um dos organizadores, Estéfano Bespalec Junior.
(Foto: Vinicius Murari)
A Banda Rastapé, que comemora 20 anos de carreira com sucessos emplacados em oito discos, também é uma das atrações do Festival. Esse ano, o grupo lançou o videoclipe “Contando as Horas”, com uma levada urbana, produzido pelo Irra Studio, além da música “Vou Te Levar”, uma regravação do rapper Fabio Brazza e Vulto, uma mistura Xote com Reggae e Hip Hop. Entre os projetos da banda em comemoração às duas décadas de carreira, ainda está prevista a gravação de um DVD em São Paulo, com participações especiais e uma turnê nos EUA.
(Divulgação)
Cleber Gonzaga, filho de Lalá Gonzaga, toca sanfona desde os 4 anos de idade. Nascido e criado no meio artístico, ele vem para Campinas no Festival Vivência Nordestina com um repertório de forró de primeira qualidade, interpretando grandes nomes como o tio avô Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, e muitos outros, além de tocar músicas autorais.
(Foto: Rafael Benitez)
Criado em 1992, em Sorocaba – interior de São Paulo, Os 3 do Norte tem como missão promover e fomentar um dos maiores gêneros da música nordestina: o forró pé de serra. O grupo que também toca no Festival tem 25 anos de história, trazendo em repertório grandes nomes da música popular brasileira. Com Taú na sanfona, Túlio Charaba na zabumba e voz e José da Silva no triângulo e voz, o grupo promete agitar o domingo dos campineiros. O Festival Cultura Nordestina conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.
Serviço:
“Festival Vivência Nordestina”
Quando: Domingo, 8 de dezembro
Onde: Estação Cultura – Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro (Campinas)
Horário: das 10h às 22h
Entrada: 1kg de alimento (não perecível)
Classificação Livre