Embaixador da Costa Rica no Brasil, tem agenda com o Governador Carlos Moises da Silva, reitor da UFSC e com o Presidente da FIESC
POR Conceito Notícias
Para comemorar o bicentenário da Independência da Costa Rica, a Grand Hill Capital patrocina no próximo 19 de outubro em Florianópolis, o recital de músicas latino-americanas, com o artista costarriquenho Mario Ulloa. O evento é organizado pelo Consulado da Costa Rica em Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC, e acontece às 18h no Palácio Cruz e Sousa.
Para Fábio Siebert, Senior Partner da Grand Hill Capital, a cultura é um direito humano e é imprescindível para estabelecer a identidade de uma nação. “Patrocinar esse recital é uma oportunidade de trazer ao catarinense a possibilidade de conhecer um pouco mais da pluralidade de um povo, que assim como o Brasil, teve uma fusão de imigrantes”, ressalta. Segundo Siebert, os costarriquenhos têm mais de um século de tradição democrática e mais de setenta e dois anos sem exército, reinvestindo estes recursos em educação e saúde na melhoria do nível de vida dos seus habitantes, refletindo em um IDH altíssimo que ajudam para a paz social que destaca o país como um ambiente atrativo para negócios. “Trazer esse conceito e esse olhar para os empresários brasileiro é fundamental para alavancar parcerias e investimentos”, salienta.
VISITA EMBAIXADOR
Durante a semana de 18 a 21 de outubro, o Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz, acompanhado pelo Cônsul Honorário da Costa Rica em Santa Catarina, Rolando Coto Varela, do Cônsul Honorário da Costa Rica no Paraná, Sergio Levy, e do Senior Partner da Grand Hill Capital, Fabio Siebert, visita o Estado de Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de conversar com as autoridades desses estados visando uma aproximação e troca de experiências.
Entre as reuniões já agendadas em Florianópolis, consta a revisão dos convênios de intercâmbio científico e cultural junto a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Visita ao Governador Carlos Moises da Silva e secretários, para debater sobre o desenvolvimento econômico e preservação ambiental, ecoturismo e sistema de zonas francas da Costa Rica. Na mesma data está prevista participação do Embaixador na mesa redonda promovida pelas FIESC, FIERS e FIEP, com o objetivo de debater sobre o potencial empresarial do comércio exterior e negociação de acordos comerciais. Também a visita Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina –FAMPESC, para conhecer os programas de incentivos para a instalação de empresas tecnológicas.
“Costa Rica é um país que possui uma situação política, econômica e social estável com uma economia em constante expansão com uma grande abertura e dependência do comercio internacional”, explica o Cônsul Rolando Coto Varela. Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar como fornecedor de produtos industriais ao mercado costarriquenho e é porta de entrada dos produtos brasileiros para o mercado dos Países da América Central.
O Brasil e Costa Rica possuem plano social e econômico semelhante. “Somos um país de renda média, com grande potencial ambiental e com sociedades muito semelhantes” reforça o Embaixador. Por isso, segundo ele, é importante a contínua construção de alianças para que os países continuem mais próximos a cada dia”, pontua.
Para Fabio Siebert, Senior Partner da Grand Hill Capital, acompanhar as reuniões junto a Embaixada da Costa Rica e o Consulado da Costa Rica em Santa Catarina e no Paraná, representa um forte potencial, pois possibilitará o fomento das parcerias entre os países. “Planeja-se no próximo ano a realização de uma missão de negócios à Costa Rica, junto aos clientes da Grand Hill Capital e empresários do Paraná e Santa Catarina, vislumbrando parcerias econômicas futuras”, finaliza.
Crédito: divulgação