Startup nasceu para solucionar implantação logística para deliveries e, principalmente, para potencializar empresas e cooperativas de entrega expressa urbana
POR: SEVEN PUBLIC RELATIONS
O tino para empreender chama a atenção na concepção da Foody Delivery – startup de logística urbana focada em solução para delivery – que nasceu com a missão de ajudar empresas de entregas rápidas e donos de restaurantes ou de estabelecimentos delivery em conexão e inteligência que potencializam a profissionalização das entregas em qualquer canal de vendas.
O casal Daniel Dardis e Maria Helena idealizou a Foody Delivery para resolver uma dor do mercado em que atuaram no início da jornada como empreendedores. Daniel é profissional da área de tecnologia com 20 anos de experiência tendo passado por grandes empresas no Brasil e no exterior. Maria Helena é administradora de empresas por formação, especialista em Customer Success, e já passou pela área de comércio internacional em grandes multinacionais no Brasil. Com experiências somadas em passagens por operação do McDonald ‘s, vivência na área de tecnologia, e cargo em multinacional automobilística, Daniel e Maria Helena decidiram entrar juntos nos malabares das panelas e compraram uma franquia de um restaurante 100% focado em delivery.
Atuando no mercado gastronômico, identificaram que o maior esforço era mesmo equalizar a operação logística do delivery – “calcanhar de Aquiles” para todos os donos de restaurante que implementam a operação. Em dias de grande movimento, saiam da cozinha cerca de 100 entregas e no horário de pico, o estresse para soltar os pedidos era ainda maior. Foi então que a ideia de criar uma plataforma para facilitar a operação de entregas surgiu – Daniel usou a sua expertise no dia-a-dia de em uma grande rede de foodservice quando jovem, e depois na área de tecnologia, enquanto Maria Helena trouxe sua experiência em logística em uma companhia global. “A primeira coisa que fizemos foi criar um método para organizar nossas entregas e motoboys de maneira super eficiente, nós chamamos de método ODM que significa Organizar, Despachar e Monitorar”, conta Daniel.
A primeira versão da plataforma foi criada no começo de 2016 e cresceu a partir da divulgação para o grupo de franqueados da mesma rede de restaurantes já administrada pelo casal. À medida que o sistema foi evoluindo e trazendo bons resultados, a demanda entre operadores da mesma marca foi crescendo e o casal formou a primeira carteira de clientes.
A Foody Delivery vem passando por melhorias desde que foi criada, parte desse processo levou dois anos, e foi lançada oficialmente em 2018 já conectando as duas frentes: os donos de restaurante e demais estabelecimentos que que batalham para administrar as suas entregas; e as empresas ou cooperativas de logística expressa urbana.
Com o timing perfeito da proposta de inovação bem amadurecida e a transformação digital do mercado de delivery (acelerada pela pandemia), a Foody Delivery direciona esforços para um planejamento agressivo e projeção de crescimento constante. Segundo Daniel, a startup ainda não está em busca de investidores e a ideia é ampliar a atuação com credibilidade e com uma cultura corporativa forte. “O investimento próprio para chegar no patamar que estamos hoje foi em torno de R﹩ 100 mil. E para os dois próximos anos a meta é alcançar a marca de 5 milhões/ano de faturamento”, completa Daniel.