Parceria entre Instituto Ser +, Gerdau e Accenture, iniciativa abre inscrições até 30 de abril para o público entre 18 e 24 anos; objetivo é promover a capacitação e mentoria para 53 jovens que residem na cidade do Rio de Janeiro
POR: Tide Social
Créditos: Instituto Ser +
Ingressar no mercado de trabalho é um desafio, especialmente para aqueles que não têm formação ou cursos de especialização. No último ano, o número de desempregados na faixa etária entre 18 e 24 anos alcançou o maior índice desde 2012. Segundo dados recentes da PNAD Contínua publicado em março de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens sem emprego corresponde a 29,8%, seis pontos acima de 2019. A falta de experiência é um empecilho no momento da busca por colocação profissional.
A capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais entre o público inexperiente promovem oportunidades além da colocação profissional imediata. “A inserção do jovem no mercado de trabalho é urgente, pela situação socioeconômica que muitas vezes ele vive. Porém, além do trabalho como forma de renda, é preciso suprir as necessidades e dar condições para que esse novo profissional inicie a construção de uma carreira”, explica Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser +.
Uma das formas de construir essa oportunidade é o Start Gerdau, projeto realizado pelo Instituto Ser + em parceria com a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e com a Accenture, empresa multifuncional de consultoria na área de tecnologia. O objetivo é promover a capacitação profissional e mentoria para 53 jovens, entre 18 e 24, que residem na cidade do Rio de Janeiro.
O curso é gratuito e 100% online, tem a duração de três meses e uma carga horária equivalente a 210 horas. Na grade curricular, as áreas de conhecimento vão abranger conceitos administrativos, comunicação, informática e tecnologia da informação.
As inscrições para o curso devem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2021 pelo site do Instituto Ser + (sermais.org.br), ou diretamente pelo link https://mailchi.mp/fe0bb6f3c588/projeto-start-gerdau . Após o cadastramento, os candidatos passarão por uma seleção para avaliação de perfil e uma entrevista social.
Além da formação, os alunos selecionados poderão usufruir do benefício de bolsa de 50% de estudos na Universidade São Judas, após a conclusão do curso e entrega dos certificados. Além de benefícios como cartão alimentação para apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, neste cenário pandêmico; kit pedagógico, plano odontológico e kit de prevenção contra a Covid-19, com máscaras e álcool em gel.
“Com a iniciativa, vamos potencializar o empreendedorismo e a transformação social a partir da educação para jovens, além estimular o seu desenvolvimento profissional e a inclusão social. Nos últimos anos, temos apoiado projetos que empoderam e capacitam atuais e futuros profissionais, com o apoio dos nossos voluntários. Em 2020, foram mais de 20 horas doadas por profissionais da empresa para mentorias do Start Gerdau”, comenta Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.
Serviço Start Gerdau
O que é? Curso de capacitação gratuito, online
Período de duração: 3 meses
Quem pode participar: jovens de 18 a 24 anos, moradores da cidade do Rio de Janeiro
Benefícios: Bolsa de 50% na universidade São Judas após o término do curso e mentoria com profissionais do mercado
Inscrições: até 30 de abril, pelo site sermais.org.br ou diretamente pelo link: http://bit.ly/startgerdaurj2021
Informações: (21) 98309-3313 ou E-mail: contato@sermais.org.br
Sobre o Instituto Ser +
O Instituto Ser + é uma organização sem fins lucrativos que desde 2014 tem como propósito desenvolver o potencial de jovens entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Contribui com a formação integral e o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens, para que possam ser protagonistas de suas trajetórias. Com metodologia própria e avalizada pela Fundação Banco do Brasil, o Ser + é um certificador do Ministério do Trabalho para a Lei de Aprendizagem e está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Mais de 14.800 jovens já foram capacitados pelo Instituto e 75% desses ingressaram no mercado de trabalho. O Ser + desenvolve, ainda, consultorias e programas de capacitação customizados, que podem explorar o contexto de Diversidade de forma plural no ambiente corporativo. Tem como presidente a empresária Sofia Esteves, do Grupo Cia de Talentos, engajada no propósito de devolver à sociedade tudo o que aprendeu e conquistou trabalhando por mais de 30 anos com o público jovem.
Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Nossa história
Da fábrica familiar de pregos em Porto Alegre (RS) a uma gigante da cadeia do aço internacional, a trajetória da Gerdau começa a partir da compra da Cia Fábrica de Pregos Pontas de Paris por João Gerdau, em 1901. O imigrante alemão marcou seu pioneirismo empreendedor, que se tornou a chama que se mantém acesa até hoje, 120 anos após sua fundação. Na última década, a Gerdau segue fazendo história por meio de uma transformação cultural e digital baseada no compromisso de moldar um futuro cada vez mais sustentável.