T&D Sustentável, vencedora do prêmio Green Rio, já atuou na economia de mais de 250 milhões de litros de clientes renomados como Rede Guanabara, Unimed, entre outros
POR: Agência Deadline
Qual será uma das maiores preocupações do ser humano nos dias atuais? Facilmente vem à cabeça as questões climáticas e, principalmente, de acesso a água. Indo além, é hora de reforçarmos um debate em torno da ESG (Environment, Social and Governance), que é o impacto que as empresas têm em três áreas superimportantes: meio ambiente, social e governança corporativa.
Afinal, há uma tendência crescente de que os clientes e a sociedade em geral estejam cada vez mais interessadas em produtos e serviços que carregam e semeiam impacto positivo no meio ambiente. Por isso, ganha-se destaque e ajuda as empresas a reduzirem riscos, o custo de capital e ainda aumenta o valor da organização. É mais-valia internamente e externamente. Nesse sentido, se destaca a T&D Sustentável, uma greentech, do segmento de “Construção Civil e Sustentabilidade” que tem como propósito desenvolver tecnologias e serviços totalmente focados no combate ao desperdício de água.
“O consumo excessivo de água é uma preocupação mundial, mas além disso, ele também afeta o orçamento das empresas. Eu sempre tive o sonho de contribuir para que o mundo se tornasse um lugar melhor, e encontrei na gestão da água através de tecnologia e know-how, uma maneira de colocar isso em prática. Nossos serviços têm o objetivo de resolver um problema que diz respeito a todos, já que toda empresa gasta com água. O perfil do nosso franqueado é o que acredita no slogan: entre ganhar dinheiro e mudar o mundo fique com os dois”, comenta Camillo Torquato, CEO e founder da T&D Sustentável.
Agora, já que estamos falando da água, vamos nos atentar a alguns dados que nos ajudam a dimensionar a importância da preservação do meio ambiente. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais da metade da população mundial não tem acesso à água potável. Levando essa realidade ao Brasil, quase 35 milhões de brasileiros viviam sem acesso regular a água potável e cerca de 100 milhões não tem acesso à coleta de esgoto. Do outro lado, temos 3% de água doce disponível no mundo todo. E, de acordo com a ONU, até 2050 mais ou menos 5 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água. Embora, grande parte dos problemas citados acima derivem da má distribuição da rede de água encanada e esgoto no Brasil, não podemos negligenciar a importância do nosso papel para contribuir com um futuro mais sustentável.
A startup colocou isso em prática através do seu primeiro serviço criado, o Sistema de Economia de Água (SEA), que, oferece um pacote completo de serviços integrados, que otimiza o consumo de água, realiza treinamentos de conscientização e boas práticas, gerencia diariamente o consumo, e também, propõe projetos de eficiência e melhorias, tudo isso, sem a necessidade de investimentos por parte dos clientes, de uma forma segura e que não necessita de obras.
A partir disso, a franquia já chegou a 17 unidades, atuando em mais de 30 cidades do Brasil, tendo evitado o desperdício de mais de 250 milhões de litros de água, equivalentes a uma economia superior à R$ 9 milhões de reais para clientes renomados como Rede D’Or, Rede Guanabara, Unimed, Eleva Educação, Multinacionais do setor de óleo e gás entre outros. A meta é chegar a 150 unidades e ter colaborado na redução de 1 bilhão de litros de água até o final de 2025.