Em abril desse ano (2023), as rivais do fastfood brasileiro, Mc Donald’s e Burguer King, estavam com campanhas focadas em novas experiências, conteúdos espontâneos e aumento de consciência de marca.
“Mas precisa de tanto investimento em comunicação e marketing? Já são marcas grandes né?”. Olha aí você se questionando!
A meu ver, não é porque uma marca é grande e já conhecida, que vai parar de investir em publicidade, marketing e branding, afinal, todos os dias as bases de engajamentos mudam porque os comportamentos giram em 360º.
Aqui em casa, meu filho de 9 anos prefere o lanche do Burguer King (Chicken Duplo), mas quer a batata frita do Mc Donald’s. O que uma criança no mundo pode afetar uma marca? Acredito que 0,000000001%, mas imagine que muitas crianças e adultos tenham esse comportamento e de qual maneira ambas as marcas precisam continuar saciando o desejo desse público diverso, além das parcerias com outras marcas? Essa foi uma análise baseada no que vivo com meu filho, mas pensando grande, assim como as redes de fastfood, sempre será necessário criar novas ações para captar as emoções do público ao senti-las.
Ambas as ações nesse artigo aconteceram em São Paulo (capital). Mc Donald’s criou um espaço instagramável dentro de sua novo restaurante no bairro Vila Nova Conceição, na zona sul.
Já o Burguer King ampliou suas coroas com o objetivo celebrar a diversidade brasileira, intitulada “Coroa do seu Jeito”. As coroas em formato de tiara, tic-tac, coque e pente garfo foram pensadas para contemplar a diversidade de texturas, formas e tipos de cabelos cacheados e crespos. Os novos modelos ficaram disponíveis por tempo limitado em algumas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
O lance principal desse artigo é mostrar que grandes marcas investem pesado em branding e marketing, usam a comunicação para expandir e obtém conteúdos espontâneos, assim como pagos, mas aumenta muito mais a sua relevância, fidelização e crença de seu público com o propósito de cada marca. Em outras palavras, está acontecendo o que chamamos de brand awareness ou consciência de marca, que é quando o consumidor reconhece a marca por sua comunicação visual.
Sendo assim, marcas novas já querem ter todo essa reputação sem sair das fraldas, mas não querem investir em projetos legais, pois acreditam que é só pagar 2k reais de social media e 3k de assessoria de imprensa (se você cobra esses valores, estude e melhore sua performance, porque é trabalho escravo) para criar a base de engajamento perfeita para continuar “no flow” de ilusão e é uma pena que ainda muitos empresários enxergam isso como gastos e não como investimentos.
Mas me conte, qual fastfood você prefere atualmente? Beijos mágicos, Fada.
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