[radio_player id="1"]
Empreender

Gestão estratégica: qual é o perfil do novo líder em tempos atuais?

2 Mins read

Marcos Scaldelai, especialista em empreendedorismo e liderança, aponta as características essenciais que os líderes devem ter para motivar equipes e obter sucesso nos negócios.

POR: HOCHMULLER MULTIMÍDIA

A transformação digital está cada vez mais inserida no mundo atual, seja na vida pessoal como também nas relações de trabalho. Com a automatização de sistemas, a informatização de serviços e a capacitação tecnológica de equipes que se fizeram presentes necessariamente neste período de pandemia, muitas empresas vivenciaram de perto a importância de ter um líder preparado para superar quaisquer adversidades.

Esta modernização e adaptabilidade ao “novo normal” também potencializou questionamentos sobre a funcionalidade dos modelos de lideranças tradicionais que já não fazem mais parte do cenário empresarial da atualidade.

Em muitos modelos antigos, o papel de um “chefe” era o de mandar e não dar espaço para ouvir sugestões e nem críticas por parte de seus colaboradores e, em muitos casos, de seus clientes também. A equipe apenas cumpria a função de receber ordens e executar o que lhe era pedido, sem autonomia para contribuir com ideias em prol do desenvolvimento dos negócios.
Contudo, esta gestão de trabalho já está obsoleta e quem está à frente do comando de uma empresa precisa mais do nunca estar aberto ao compartilhamento, entendimento, comprometimento e a realização do trabalho em equipe.

Para Marcos Scaldelai, especialista em comportamento de empreendedorismo e liderança, o líder moderno é aquele que engaja a sua equipe e inspira a todos com atitudes aplicadas na prática diária e que preza o coletivo.

“Ser líder nos dias atuais exige muito mais do que ter competências técnicas. É preciso ir além de outras habilidades como ser uma pessoa conectada, generalista, minimalista, renovadora, capacitadora, conciliadora, com foco na solução, amar desafios, ter fome de produtividade, e, acima de tudo, ser humanizada”, revela o especialista.

A gestão estratégica dentro de uma empresa se faz como uma ferramenta capaz de promover a ordem, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os envolvidos. A base central é conquistar uma relação amistosa em que cada colaborador tenha consciência de seu papel dentro da equipe e, com isso, dê o seu melhor com o objetivo de conquistar resultados satisfatórios em todos os aspectos.

Scaldelai reforça que um dos grandes desafios dos líderes é entender no próprio dia a dia o perfil de cada colaborador. “Uma equipe para trazer os melhores resultados para os negócios precisa ser mista. É necessário que, além de entender o perfil de cada profissional, o líder esteja também aberto para aprender com seus colaboradores, pois só assim conseguirá extrair o que há de melhor em cada um e converter isso em sucesso para todas as partes”, finaliza.

Sobre Marcos Scaldelai

Marcos Henrique Scaldelai é empresário, palestrante e autor de livros. Formado em Propaganda & Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios na USP, passou com destaque por grandes companhias, como Nielsen, General Mills, Bertin e Bombril, onde foi presidente aos 36 anos. Atualmente é presidente do maior Grupo de Líderes Empresariais do Noroeste Paulista, com mais de 123 empresas filiadas que, juntas, faturam mais de R﹩ 28 bilhões.
Criou a SCALDELAI Projetos de Crescimento, onde atua como gerador de Oportunidades em Marketing e Vendas para Pequenas e Médias empresas. É palestrante, especialista em atitudes de liderança e empreendedorismo.
É autor dos best-sellers Você pode mais! 99,9% não é 100% (Ed. Gente); Vendedor Falcão (Ed. Planeta do Brasil); Indispensável, Imbatível e Invencível (Ed.Gente) e o mais recente Líder Pronto Para Tudo (Ed. Gente).

Para mais informações sobre Marcos Scaldelai:

Related posts
DestaquesEmpreender

De Aracaju ao Topo da Creator Economy: A Ascensão Inspiradora de Victor Cabral

2 Mins read
Victor Cabral, de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, vem se consolidando como um dos grandes nomes mais proeminentes da Creator Economy…
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read
Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor Segundo um…
Empreender

Inovação aberta: quatro passos para uma corporação criar um CVC

3 Mins read
No Brasil, o mercado de CVC (Corporate Venture Capital) tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse das corporações em se…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.