“Ação gera resultados positivos, especialmente porque são eles que ficam na linha de frente com os clientes e fornecedores”, justifica empresário Marcelo Salomão.
POR: Fatos&Ideias Comunicação
São muitas a estratégias adotadas pelo mercado para o desenvolvimento de um negócio. Para Marcelo Salomão, o grande segredo é apostar em uma gestão participativa. Ele é empresário há mais de 25 anos e possui entre diversos empreendimentos de sucesso, uma rede de franquias especializada em software de gestão, a Gigatron. Por lá, os funcionários e os franqueados são os principais motores que geram prospecção para a marca.
A empresa foge das margens do tradicional e prioriza conduzir um ambiente mais interessante, onde franqueados e funcionários tem liberdade para organizar seus trabalhos e criarem produtos e soluções para o mercado de tecnologia. Marcelo justifica que ação gera resultados positivos, especialmente porque são eles que ficam na linha de frente com os clientes e fornecedores. Assim, conhecem até “melhor” os problemas da empresa e identificam de forma fácil, as necessidades existentes no mercado.
“Está em nossa cultura. Essa flexibilidade permite que todos cresçam. Inclusive, o colaborador ao sentir que tem essa liberdade, de certa forma, uma confiança da nossa parte, ele fica ainda mais motivado e se dedica bastante ao trabalho. Vemos que quando uma pessoa se sente motivada, ela produz mais. E por aqui nós temos a premissa de não desperdiçar potencial e nem talentos. Estamos sempre abertos para ouvir, conversar, discutir novas ideias e projetos”, esclarece.
Trabalhar de casa também pode
A Gigatron possui uma grande estrutura para comportar sua sede que fica em Birigui (interior de São Paulo), mas, alguns franqueados preferem trabalhar home office, motivados principalmente pelos custos. Marcelo entende esse e outros anseios e, por isso, permitiu a flexibilidade. Mas claro, desde que todos saibam lidar com essa frente. Apesar das maravilhas de trabalhar em casa, o home office tem lá suas pegadinhas, por isso cada funcionário é orientado para que saiba distinguir os trabalhos profissionais do ambiente e afazeres domésticos.
Criação de produtos
A marca trabalha exclusivamente com desenvolvimento de softwares que são distribuídos através de franquias. Grande parte de toda criação e inovação vem dos funcionários e franqueados. Marcelo relata que dá certo. Explica que o desenvolvimento de um produto depende da capacidade do desenvolvedor em entender e compreender itens de inovação, como: experiência do usuário, Interfaces, tecnologias de armazenamento e segurança e usabilidade do produto, e isso, eles dominam. Outra questão é entender o que o mercado está precisando e, por terem esse contato direto, eles também conseguem criar soluções para suprir as necessidades que surgem.
“Todos colocam a mente para trabalhar mesmo! Eles encontram uma dificuldade e buscam desenvolver alguma saída para aquele problema. São pessoas capacitadas. Todos sabem que são extremamente importantes no processo de inovação e desenvolvimento e fazemos questão de deixar isso bem claro”, diz o empresário.
Inovação que dá resultados
E resultados surpreendentes já surgiram disso! Marcelo conta que um de seus funcionários construiu um portal de interação, que hoje, é coração do negócio. Nele é gerenciado as vendas, contatos, leads, estatísticas, produtos, comunicação, entre outros, ou seja, tudo passa pelo portal. O mesmo foi criado em 2012 e até hoje é usado. Ele opera 100% em nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar e qualquer dispositivo.
Um passo a frente da concorrência
Paulo Mayeda é um exemplo de como um franqueado pode contribuir para o crescimento de uma empresa. O empreendedor enxerga oportunidades em setores carentes com serviços de tecnologia e já desenvolveu inúmeros mecanismos, que inclusive fizeram sucesso no mercado e foram adotados pela própria Gigatron.
Entre suas inúmeras e importantes criações, ele conta que já desenvolveu programas para armazenamento de receitas em óticas; controle de estoque feito para levantamento de dados em apenas algumas horas; backup de dados do sistema do cliente, que até então perdiam as informações dos computadores causadas por vírus e hoje pode ser armazenada em nuvem, entre outros.
“O mercado é grande e sempre exige que façamos algo diferente para não sermos apenas ‘mais um’ em um ramo com tanta concorrência. A pesquisa de novas soluções para facilitar, agilizar ou baratear custos para nossos clientes é constante, e a possibilidade que a Gigatron nos oferece em desenvolver e resolver problemas que estão na nossa frente, nos deixa motivados a crescer”, avalia.
Gigatron Franchising
Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui 73 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br