CEO’s que fizeram história com eventos online durante a pandemia dão dicas e opiniões sobre o futuro do segmento
Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores para todos os setores, mas especialmente para o mercado de eventos. A Associação Brasileira dos Promotores de Evento (Abrape) estima que mais de 840 mil pessoas do segmento perderam seus empregos. Em contrapartida, o mercado de eventos online cresceu 400% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).
Para Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos online e viu sua demanda crescer 300% em 2020, o formato virtual pode ter grande adesão de marcas e empresas e se consolidar no mundo corporativo. “Acreditamos que algumas tendências continuarão se firmando em vários cenários, mesmo após a finalização da vacinação em massa. É o caso dos eventos híbridos, por exemplo, que combinam atividades presenciais para um público reduzido com transmissões online ao vivo, para milhares de pessoas”, afirma.
Com um dos melhores retornos econômicos em curto espaço de tempo, o setor de eventos é responsável por 13% do PIB brasileiro. Por isso, shows, palestras, congressos e o turismo em geral são extremamente necessários para o país e devem voltar em 2022 com força total. “Ainda assim, mesmo com a volta dos eventos presenciais, a tecnologia continuará sendo essencial nessas experiências. Além disso, muitas questões corporativas, como reuniões, deverão permanecer no formato online, por uma questão de otimização de tempo, custo-benefício e logística”, prevê Diego Simon, fundador e CEO da B2B Master.
Para Flávio Guimarães, Gerente Global de Eventos na Hotmart, não se pode ter medo de inovar. “Existem dois fatores que garantem um evento online de sucesso: as estratégias complementares que unem o presencial ao online e a entrega de diferenciais na experiência do participante”. A Hotmart foi responsável pela produção do Fire, o maior evento da plataforma, que virou referência em marketing, negócios e educação no Brasil. “A primeira edição tinha apenas mil inscritos e na última tivemos 330 mil”, conta o executivo.
Para os especialistas, a chave do sucesso para um evento, seja ele online ou presencial, é criar uma boa experiência para o participante. “Esse ponto vai garantir a entrega de todo resultado final, além de atender as expectativas geradas. Precisamos focar no sucesso do cliente, ou seja, pensar em formas de interação, prêmios, tipos de atividades, acompanhamento de métricas e, o mais importante, definir objetivos para alcançar a meta proposta”, reforça Lectícia Chaves, Head of Customer Success da Gestta.
Por fim, a última dica vem da experiência do CTO da Even3, Cláusio Barbosa, que ressalta a necessidade de serem feitos testes, mapeando possíveis erros, até levar à prática da perfeição. “A importância de contratar empresas e/ou plataformas especializadas no assunto é justamente essa, para que haja uma organização de equipe, simulações nos dias anteriores ao evento e estruturação completa de todas as etapas do evento”, conclui Cláusio.
Sobre a Even3
Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos. A startup começou sua operação trazendo alternativas para a organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online. Atualmente, a plataforma permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas, acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece ainda serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas.