Com meta de ser “Uber” do mercado imobiliário e foco em B2B, startup Hauseful cresce dez vezes em um ano, com mais de 200 clientes, entre eles as gigantes Loft e Quinto Andar.
POR: Agência Prioriza
Durante um evento social, João Augusto Zaratini, um dos fundadores da ContaAzul, reencontrou Carlos Schneider e Leandro Gava Destro, seus antigos sócios na Software House Informant. Conversaram sobre uma ideia que havia sido apresentada a Zaratini dois dias antes por Robson Madalosso e Pablo Ramirez, equatoriano radicado no Brasil há mais de 20 anos. Os dois tinham criado uma startup para atender imobiliárias com visitas guiadas e fotografias de imóveis, e o negócio atingiu 12 clientes ainda na fase de MVP. Foi assim, com Zaratini como “cupido”, que Carlos, Leandro, Robson e Pablo formaram o board de cofundadores da Hauseful.
Atualmente, a startup se apresenta como “Uber do mercado imobiliário” e tem foco em clientes B2B. A lista de parceiros inclui nomes como as gigantes Loft e Quinto Andar, o que tem pavimentado um crescimento expressivo. Em 2020, a companhia multiplicou por dez o tamanho de sua operação. Com tal sucesso, hoje está em dez estados e 50 cidades brasileiras, com média superior a 7 mil atendimentos realizados por mês, e chamou a atenção de quatro grandes fundos de investimentos.
Os dois primeiros a aportar recursos foram Harvard Angels do Brasil e Gávea Angels, mas a rodada não estava completa para os sócios. Mais recentemente, a Hauseful conquistou dois novos importantes investidores, o Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel e a Bossa Nova.
“Agora finalizamos a rodada, e o valor total é de R$ 2,6 milhões. Com o investimento, temos como meta nos consolidar em todas as cidades em que atuamos, em especial São Paulo, que concentra 70% de todo o mercado brasileiro. Estamos focados agora no desenvolvimento e aprimoramento de nossa tecnologia, especialmente na parte logística, que é nosso diferencial estratégico, além de ações de marketing e vendas. Queremos crescer, mas precisamos que seja com qualidade”, diz Pablo Ramirez, cofundador e CEO da Hauseful.
Para Carlos Junior, CEO do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, o modelo de negócio da Hauseful é o que chama a atenção. “A Hauseful tem um modelo de negócio que dialoga perfeitamente com o profissional contemporâneo. Dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] mostram que os autônomos já representam 28,3% de toda a população ativa no mercado de trabalho do Brasil, e o crescimento do número de empresas abertas no país reforça a tendência dessa modalidade de contratação”. “A Hauseful pode crescer com um aumento da base de autônomos, com a diversificação dos serviços oferecidos ou com a adição de outras formas de vistoria a partir da expertise que eles construíram no segmento imobiliário”, completa o executivo.
A Hauseful é uma plataforma que utiliza tecnologia e capacitação de profissionais para melhorar a eficiência operacional no mercado imobiliário e na construção. Para isso, seleciona empreendedores que realizam serviços em imóveis, como vistoria de entrada e saída, vistoria de obra, levantamento de dados cadastrais, fotografias profissionais e visitas acompanhadas para locação ou vendas. “Nossos profissionais parceiros entregam serviços de campo realizados em até 24 horas, e tudo isso é tão fácil como chamar um carro por aplicativo”, explica Ramirez.
A proposta de venda em formato B2B é o principal diferencial entre a Hauseful e concorrentes, que são mais focados em interações com o usuário final. O modelo mais usado pela startup é o de contratação anual, com valores pagos mensalmente.
Sobre o Sai do Papel
O Sai do Papel é um Grupo de Inovação e Investimentos em startups, com três unidades de negócios e um Hub de Inovação. As unidades são a SdP Academy – focada em auxiliar o empreendedor em sua jornada por meio de mentoria, programa de aceleração e consultoria; SdP Capital – fornece os recursos financeiros e conexões estratégicas necessários para a execução do planejamento da startup; e a SdP Corporate – promove cultura de inovação e intraempreendedorismo, facilitando o desenvolvimento de soluções para reduzir custos, aumentar receitas, ou criar novas linhas de negócio. O Energy Hub é um Hub de Energia setorial privado, cujo objetivo é fomentar a inovação aberta no ecossistema de energia. O Grupo Sai do Papel é um dos realizadores do mais completo evento de inovação da América Latina, o Rio Innovation Week (RIW), e responde tanto pela curadoria geral do evento quanto pela arena de inovação aberta SdP Summit.