Grupo lança Relatório Anual e compensa 100% das suas emissões de GEE, o equivalente a 29.208,08 toneladas de CO² em 2020, construindo uma Moda Mais Limpa
POR: Canal a Comunicação
Um dos principais grupos de moda do País, o SOMA avança no cumprimento das metas de carbono neutro e reforça o seu compromisso com a construção de uma moda mais limpa. A empresa divulga o seu II Relatório Anual, agora unificado com a Cia. Hering e no formato de Relato Integrado, trazendo indicadores sociais, ambientais e financeiros. Os motivos para celebrar são muitos, em especial o marco de que o Grupo compensou 100% das suas emissões GEE (Gases de Efeito Estufa) mapeadas, referentes ao ano de 2020, o equivalente a 29.208,08 toneladas de CO².
Comprometido a atingir o status de empresa NetZero, ou seja, garantir a compensação de emissões não somente do seu negócio, mas também considerar toda a cadeia de valor em que está inserido. O SOMA é signatário do Business Ambition for 1.5°C, um compromisso em contribuir para que o aumento da temperatura média global não ultrapasse esse limite. O pacto firma a adesão ao Grupo no Race to Zero, uma campanha internacional liderada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), para alcançar a NetZero no escopo 1 e 2 até 2030 e no escopo 3 até 2050. Essa ambição já está incorporada às metas voluntárias do SOMA, integrante do Fashion Industry Charter for Climate Action, para criar uma Moda Mais Limpa.
Apenas em 2021, foram 64 mil toneladas de carbono compensadas – incluindo SOMA + Cia. Hering. Outra meta é tornar toda a matriz energética 100% renovável até 2030. Atualmente, o Grupo já conta com mais de 70% de energia proveniente de fontes renováveis. Além disso, o SOMA adotou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da ONU, que se refere à ação contra a mudança climática global. Preocupado com a segurança hídrica do Planeta, o Grupo também se comprometeu a reduzir minimamente em 45% o consumo de água e a geração de efluentes até 2030, tendo como baseline o ano de 2019. Em 2021, o Grupo alcançou 35% de redução no uso de água na produção.
O II Relatório de Sustentabilidade, referente a 2021, segue as normas da Global Reporting Initiative (GRI) – opção Essencial, ou seja, adota procedimentos e conteúdo específicos previstos pelo Sustainability Accounting Standard Board (SASB) e pelo Relato Integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC). Entre as iniciativas do Grupo está a criação da área de Sustentabilidade como um dos pilares da Diretoria de Gente e Gestão, Sustentabilidade e Comunicação.
As ações realizadas incluíram o lançamento da Política de Sustentabilidade do SOMA [https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/dd835c95-0412-4284-82db-dae5784acebc/ef7f4926-5fa7-2969-191d-50ff0734197a?origin=1 ] e a continuidade do Programa “Mil árvores por dia, todos os dias”, da marca FARM, que alcançou, meio milhão de árvores plantadas (acumulado deste o início do projeto, em 2018). Para 2022, a previsão é atingir o marco de 1 milhão de árvores plantadas. Ao longo de 2021, apenas FARM e FARM Global plantaram 365 mil árvores em quatro biomas brasileiros (Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado). Destas, o plantio de aproximadamente 65 mil árvores viabilizou a compensação de 45% das emissões de GEE do Grupo SOMA, com plantio e monitoramento de carbono feitos pela Iniciativa Verde, gerando uma série de benefícios socioambientais.
Os demais créditos, provenientes de energia solar, estão registrados na plataforma Jundu, que certifica e comercializa créditos de CO₂ em NFT com o objetivo de proteger ecossistemas, restaurar florestas e investir em projetos que aceleram a transição para uma economia de baixo carbono. Investiram nestes créditos as marcas Animale, Maria Filó, Foxton, Cris Barros, Fábula e o próprio Grupo SOMA para compensar as emissões corporativas.
No quesito Governança, destaca-se a certificação da Cia. Hering como Empresa B. Apenas 231 empresas no Brasil foram auditadas e aprovadas os critérios do Sistema B em 2021, voltado para fomentar e construir um sistema econômico no qual não apenas o êxito financeiro é considerado, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. A Cia. Hering foi a 21ª Empresa B do país a se certificar no segmento de moda (indústria têxtil, além dos mercados de vestuário e acessórios). Esse reconhecimento se alinha à estratégia ESG do SOMA, além de reforçar os esforços do Grupo para evolução constante, associado a um robusto sistema de gestão de melhoria contínua.
“Foi em 2021 que estabelecemos nossa governança ESG. Aderimos aos compromissos do Pacto Global e à Agenda 2030 da ONU e, em abril, criamos a área corporativa de sustentabilidade, liderada por Taciana Abreu, executiva que esteve à frente do marketing e da sustentabilidade FARM de 2016 a 2021, colocando a marca em uma posição de destaque nessa agenda. A área, que já conta com 13 colaboradores SOMA e Cia. Hering, responde para a Diretoria Executiva de Gente e Gestão, Sustentabilidade e Comunicação, sob o comando de Roberta Bicalho, profissional altamente engajada na promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão, que já vem elevando nossas práticas de Gente e Gestão a um novo patamar. Queremos ser referência em sustentabilidade na Moda e estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Que 2022 seja a virada de página para um mundo mais belo, justo, ético e limpo que todos nós temos o dever de construir”, analisa Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA. A estratégia ESG do SOMA, que busca gerar impactos positivos para a sociedade vestindo novas formas de cuidar do mundo, é dividida em três pilares:
1. Ambiental (E – Environmental): Moda mais limpa: Fazer moda respeitando o meio ambiente nos processos e atuando na regeneração dos recursos naturais;
2. Social (S – Social): Moda mais justa e bela: Ser socialmente responsável e ser uma empresa diversa, equitativa e inclusiva;
3. Governança Corporativa (Governance): Moda mais ética: Ter uma governança corporativa que agrega valor, impacta positivamente todos os stakeholders e gera resultado de forma sustentável.
Confira o relatório completo aqui: https://www.somagrupo.com.br/investidores/relatorios-anuais/
SOBRE O GRUPO SOMA
Hoje, o Grupo possui 15 marcas*, 5 unidades industriais, 3 centros de distribuição e 7 escritórios; 369 lojas próprias no Brasil, 2 nos Estados Unidos, 734 franquias e 13 e-commerces. Foram 55 milhões de peças vendidas em 2021, mais de 5.115 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem e 3.697 toneladas de sobras têxteis reaproveitadas; 12.615 colaboradores e 74 parcerias socioambientais. O SOMA investiu R$ 629 milhões em remuneração e benefícios; R$ 476,3 milhões em impostos e taxas a serem revertidos para o país, além de R$ 16,9 milhões em investimentos na comunidade.
*Hering, FARM, FARM Global, Animale, Animale ORO, Animale Jeans, Cris Barros, Fábula, Foxton, NV, Maria Filó, Hering Kids, Hering Intimates, DZARM e Off Premium.