O processo de criação e montagem da loja ocorreu em apenas 15 dias e com reaproveitamento total de materiais. Projeto leva a assinatura dos escritórios Tonin Fonseca Arquitetura e Engenharia e Charlotte Arquitetura
POR: A CASAA
Quem transita pelo segundo piso do Pátio Batel, em Curitiba, e avista a primeira pop-up store da Harley-Davidson nem imagina os bastidores da obra. De autoria dos escritórios Tonin Fonseca Arquitetura e Engenharia e Charlotte Arquitetura, o projeto foi desenvolvido em tempo curto, em apenas 15 dias, e com total reaproveitamento dos materiais. Apesar do sufoco com o prazo, tudo deu mais do que certo.
“A concessionária The One Harley-Davidson, da lendária marca norte-americana de motocicletas, nos procurou com uma missão desafiadora: abrir a primeira pop-up store da marca em um shopping center da capital paranaense. O tempo era curto para desenvolver o projeto, aprová-lo e materializá-lo até a inauguração”, conta o arquiteto Paulo Tonin e o engenheiro Márcio Fonseca, do Tonin Fonseca Arquitetura e Engenharia.
O conceito de pop-up store é de uma loja com tempo determinado de duração. Neste caso da Harley Davidson, o espaço ficará aberto até o final de dezembro, totalizando dois meses de funcionamento. Por isso, a opção do cliente foi por um investimento mínimo. Daí a necessidade e decisão dos profissionais de reaproveitar todos os materiais.
Sem horas a perder, o trio investigou o imóvel que seria ocupado pela marca, que antes abrigava uma loja de calçados. Perceberem que poderiam aproveitar a estrutura original e apostar em adaptações no layout para acomodar a linha de vestuário e acessórios da Harley-Davidson. A obra levou cinco dias, período utilizado para a renovação da iluminação, pintura e adesivagem/plotagem. O mobiliário solto e expositores vieram do acervo da concessionária, armazenados em um galpão só aguardando um outro destino.
“A identidade do brand aparece nas cores e arranjos visuais. Bem como a programação musical e marketing olfativo. O espaço, que ficará ativo por apenas dois meses, representa uma extensão da concessionária e evidencia o estilo de vida dos motoqueiros, e chama a atenção dos novos adeptos do motociclismo”, pontua a dupla.
A pop-up store da Harley-Davidson prova que reaproveitar é possível, viável e extremamente necessário.
Projeto: Tonin Fonseca (@toninfonseca) e Charlotte Arquitetura (@charlottearq)
Execução: Tonin Fonseca / Charlotte Arquitetura / Engefy (@construtoraengefy)
Fotos: Brenda Pontes (@pontesbrenda)