Idealizador do workshop Comex Tech Forum comenta sobre mais uma edição que aconteceu em São Paulo
Texto e entrevista Michele Marreira
A startup brasileira de software para comércio exterior, Logcomex, realizou na última quarta-feira, 22 de novembro de 2023, a Comex Tech Forum, maior evento de tecnologia e inovação para o comércio global. O encontro reuniu mais de 300 participantes do ramo, e ocorreu na Amcham Business Center, localizada na região sul da capital paulista. O workshop que tem por objetivo ajudar gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain, foi bem-sucedido ao reunir um público que pôde realizar uma imersão na área de comércio exterior, adquirindo e expandindo ferramentas de conhecimento técnico. E para dar mais detalhes do setor, a reportagem da Economia S/A conversou com o idealizador do evento, Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex.
Economia S/A: Qual o maior propósito de um evento desta magnitude?
Helmuth Hofstatter: É trazer networking e inovação para o nosso mercado de comércio exterior, que é muito carente em tecnologia. É uma excelente oportunidade para conectar as pessoas.
Economia S/A: O que é mais desafiador quando o assunto é tecnologia e inovação para o comércio global?
Helmuth Hofstatter: São muitos desafios para empresas que importam e exportam. Primeiro, visibilidade na cadeia, segundo, acesso ao mercado; entender como funciona, para quem eu posso vender, e também as restrições em países. A Logcomex costuma ajudar as empresas nesse processo, trazer mais inteligência.
Economia S/A: Após a imersão no evento, qual feedback você costuma receber do público participante?
Helmuth Hofstatter: O evento é muito legal porque trabalhamos vários assuntos diferentes: preço de frete, processo de inovação na prática (com cases reais), entre outros. A proposta do evento foi trazer soluções práticas, para que as empresas consigam aplicar em seu dia a dia.
Economia S/A: De que modo a ferramenta da Logcomex vai se integrar a esse portal único de comércio exterior?
Helmuth Hofstatter: Temos algumas soluções que ajudam as empresas a padronizarem na organização das informações, será um facilitador. Com a mudança do portal único vai existir o catálogo de produtos, todos os importadores, indústrias, vão precisar ter um cadastro prévio.
Economia S/A: Inteligência artificial está no DNA da Logcomex. Como ela pode contribuir para auxiliar no suporte às empresas?
Helmuth Hofstatter: As pessoas falam que a inteligência artificial vai roubar os empregos. Eu acredito que acontecerá o contrário, vai gerar emprego com a mudança de profissões. Na Logcomex usamos bastante inteligência artificial, mas temos trezentas pessoas, sendo cem delas só em tecnologia. Conseguimos construir um time sólido, em diversos setores. E para operar essa tecnologia, precisamos de gente qualificada.
Economia S/A: Estamos findando mais um ano. Qual avaliação você faz da Logcomex em 2023, e quais planos você prospecta para a marca em 2024?
Helmuth Hofstatter: Foi um ano de crescimento, atingimos duzentas pessoas na empresa, recebemos um aporte de US$ 33 milhões. Estamos bem motivados, isso reforça o nosso posicionamento de trazer mais inovação para o comércio exterior. Para os próximos anos estamos visando dentro do comércio exterior [cada vez mais] a exportação! O governo brasileiro está investindo muito. A gente pode ser um canal para acelerar o processo a esse mercado de exportação, financeiro e também de internacionalização. Temos clientes em vários países e queremos escalar isso, vendendo a tecnologia brasileira no exterior.