Estratégia da HNT no último ano serve de modelo para as redes de food service superarem o ‘abre e fecha’ do varejo
POR: jeffreygroup
Pouco antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, a Hot’N Tender (HNT), rede de franquias especializada em frango crocante, precisou adequar sua operação para mensurar os resultados ao final de cada mês. Além disso, as vendas via delivery cresciam e o plano de expansão para 2021 era agressivo. Para ajudar a transformar complexidade em resultados, a empresa contratou a Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, e viu os números decolarem.
Em um ano, as vendas via delivery da rede aumentaram 1.500% (comparado ao período anterior), com incremento de 15% no ticket médio. Com a operação mais automatizada, foram inauguradas 12 novas franquias, totalizando 50 lojas da HNT operando com a tecnologia Linx. “Conseguimos melhorar o processo de tomada de decisão e retomar o nosso planejamento. Otimizamos o cardápio, focando nos produtos com mais margens e que vendem mais, e agora temos uma visão estratégica dos dados e da atuação da rede como um todo: de todas as franquias, em diferentes regiões e em tempo real”, avalia Daniel Lazary, CEO da HNT.
Para obter os resultados foram contratadas as soluções Delivery App, plataforma que permitiu à rede contar com um e-commerce próprio para delivery; o Integrador Delivery, que centraliza e automatiza o recebimento de pedidos dos principais marketplaces do mercado no PDV; e o Linx Degust, software de ponto de venda e gestão para Food Service que simplificou os processos operacionais do dia a dia, aumentando a agilidade, a eficiência do serviço prestado e otimizando a gestão da rede – com integração total aos pedidos do delivery e visualização completa das vendas de cada franquia.
A rede também apostou na estratégia de utilizar QR Codes para atrair clientes ao seu e-commerce próprio. “Colocamos os códigos no papel da bandeja, em publicações on-line, banners na rua e até nas lojas. Hoje, cerca de uma a cada 10 vendas vem desse canal”, comenta Lazary.
Segundo o CEO, o próximo passo para a HNT é expandir ainda mais a estratégia de delivery, que vem dando certo em meio ao abre e fecha do varejo, começando com uma grande operação no bairro Botafogo, para atender apenas via delivery toda a região e os bairros Humaitá e Copacabana. A loja funcionará como uma dark kitchen, modelo de negócio que se popularizou no segmento de food service durante a pandemia, consistindo em uma operação totalmente voltada para entregas em domicílio, sem atendimento presencial. A operação será a primeira das próximas sete inaugurações focadas em delivery planejadas para 2021.
Rodrigo Andrade, diretor do segmento de Food da Linx, acredita que a estratégia da HNT no último ano coloca a empresa no caminho certo e serve de modelo para as redes de food service. “Para seguir tendo sucesso em meio a volatilidade do mercado, é preciso investir em tecnologia, pensando em integrar processos, operar com eficiência e melhorar a gestão do negócio. Qualquer aumento de receita e redução de custo conta para trazer vantagem competitiva neste momento e a tecnologia é o melhor caminho para isso. Além disso, estabelecer uma régua de relacionamento com os clientes através de um e-commerce próprio é fundamental para aumentar a taxa de fidelização”, analisa.
Lazary também faz um balanço positivo do primeiro ano de parceria. “Conseguimos, em conjunto, modernizar a HNT e impulsionar resultados com a tecnologia, isso no ano mais desafiador que o food service já viu. Com nossa expansão, a parceria só tem a crescer daqui em diante”, finaliza.
Sobre a Linx
A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse http://www.linx.com.br/imprensa .
Sobre a Hot’N Tender
Inaugurada em 1995, no Rio de Janeiro, a Hot’N Tender adaptou o frango crocante à cultura brasileira, o que foi essencial para o crescimento da marca no segmento de alimentação Fast Food. Em 2015, foi dado início ao processo de expansão, criando nossa rede de franquias especializada em frango crocante. Hoje somos 50 pontos de vendas no Brasil e 6 lojas nos Estados Unidos.