Vivaldo José Breternitz
A Boston Dynamics, famosa pelos seus robôs bizarros, como o cão Spot, o humanoide Atlas e o Handle, voltado para aplicações logísticas, acaba de ser vendida à Hyundai por US$ 921 milhões, como informa o jornal The Korea Economic Daily. A transação, sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, deve ser concluída em junho de 2021, podendo os valores sofrerem ajustes.
Ainda não há detalhes sobre os objetivos da Hyundai ao comprar a Boston Dynamics. Mas, considerando a natureza dos produtos desenvolvidos pela empresa, é de se esperar que ela esteja interessada em tecnologias focadas em robôs industriais e dedicados aos setores de logística, ao menos por enquanto; a empresa sul-coreana pretende investir US$ 1,4 bilhão em robótica até 2025.
A Boston Dynamics nasceu em 1992 no Massachusetts Institute of Technology, foi vendida à Alphabet, proprietária do Google em 2014 e revendida ao grupo SoftBank em 2017.
Apesar de ter produtos tecnologicamente muito avançados, a empresa nunca gerou lucros satisfatórios, ao contrário dos robôs produzidos pela Hyundai, muito mais simples, dotados de rodas e voltados ao uso industrial.
Além da robótica, a Hyundai espera crescer produzindo veículos elétricos e movidos a células de combustível alimentadas por hidrogênio.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie