[radio_player id="1"]
Tecnologia

IA deve prevenir R$ 1,5 bilhão em fraudes e combate golpe da voz clonada

3 Mins read

Minds Digital revoluciona a segurança financeira com uma tecnologia de reconhecimento de voz; cerca de 4,7 mil pessoas são alvo de tentativas ilícitas a cada hora

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem gerado preocupações globais, especialmente pelo seu uso em crimes como o golpe da voz clonada. Segundo o Sterling Bank, um banco digital do Reino Unido, criminosos conseguem replicar a voz de uma pessoa com apenas três segundos de áudio, extraídos de redes sociais ou outras plataformas. Com isso, fraudadores realizam chamadas extremamente convincentes para civis e empresas, solicitando transferências de dinheiro e de dados, o que coloca milhões de pessoas em risco.

Nesse cenário desafiador, tecnologias como as desenvolvidas pela Minds Digital, a primeira VoiceIDtech do Brasil, se tornam essenciais. A empresa, que já impediu mais de R$80 milhões em fraudes, tem como objetivo prevenir R$ 1,5 bilhão em golpes nos próximos três anos, contribuindo para a segurança de instituições financeiras e seus clientes. Recentemente, a empresa criou o FraudShield,  a solução utiliza tecnologia de autenticação biométrica por voz baseada em Inteligência Artificial e deep learning que permite autenticar a identidade de um usuário por meio de suas características vocais, físicas e comportamentais. Barrando inclusive vozes sintéticas ou deep fake de voz e gravações.

“Nós já atuamos no combate a fraude por meio da biometria de voz e com o FraudShield entregamos uma plataforma completa e personalizável capaz de atender players com diferentes necessidades e atuações. Entendemos que todas as empresas com operações digitais podem se beneficiar da novidade, em especial aquelas que necessitam autenticar os clientes para evitar fraudes e garantir operações digitais seguras. Por isso, fizemos questão de desenvolver uma plataforma com alta tecnologia, personalizável de acordo com as necessidades e com a jornada do cliente para cada um dos nossos parceiros”, explica Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital. 

No Brasil, cerca de 4,7 mil pessoas são alvo de tentativas de golpes financeiros a cada hora, de acordo com uma pesquisa de 2024 do Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Além disso, um levantamento da Serasa Experian revelou que 42% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras, com uma perda média de R$ 2.288 por pessoa. 

Esses dados destacam a necessidade urgente de soluções eficazes para prevenir fraudes no país. De acordo com a Minds Digital, uma das principais vulnerabilidades para esses crimes é o processo de autenticação em call centers. A utilização de métodos tradicionais de verificação, como perguntas de segurança sem outras tecnologias, não é mais eficaz, especialmente diante do uso de IA por fraudadores. “Essas perguntas já não fazem mais sentido, pois os criminosos conseguem essas informações com uma simples busca na internet. Caso venha a acontecer no Brasil, estamos preparados para barrar, pois a identificação de uma voz clonada só é possível com o uso de outra tecnologia baseada em IA, já que esses golpes estão se tornando cada vez mais complexos”, explica o executivo.

O FraudShield foi desenvolvido para combater justamente esse tipo de fraude. Ao combinar IA com biometria de voz, a plataforma é capaz de detectar padrões de comportamento suspeitos durante o atendimento ao cliente, identificando tentativas de fraude em tempo real. Isso permite que as equipes de prevenção a fraudes tomem decisões mais rápidas e assertivas, interrompendo os golpes antes que ocorram. Além disso, a solução oferece dashboards que fornecem uma visão clara sobre o número de fraudes detectadas e o valor financeiro evitado, e pode ser aplicado em diversos meios de comunicação com clientes, como telefone, WhatsApp e aplicativos.

“Nós estamos agregando a biometria de voz a uma maior abrangência de dados e inteligência à mesa de prevenção a fraudes das empresas, sem comprometer a experiência do cliente. Ao usar nossa tecnologia de processamento de voz em menos de 1 segundo, aliada a metodologias avançadas de análise comportamental, conseguimos identificar inconsistências ainda durante o atendimento e permitir uma resposta rápida e eficaz para que golpes como da voz clonada não aconteçam”, destaca Peixoto.

Sobre a Minds Digital:

A Minds Digital é a Voice IDtech pioneira em biometria de voz para autenticação de identidade e prevenção a fraudes no Brasil. Fundada em 2017, a empresa tem duas grandes soluções no portfólio: MindsID e FraudShield. Ao longo dos anos, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$80 milhões em fraudes. Além disso, recebeu investimento-anjo para fomentar as áreas de produto, comercial e marketing da empresa, que tem colaboradores remotos e escritórios em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Related posts
Tecnologia

O caminho do crédito inteligente: a tendência do uso de dados, IA e do open finance

3 Mins read
Por Rogerio Melfi, cofundador e CPO do PilotIn* Quem realmente te conhece é capaz de te surpreender. Quem te conhece apenas de forma superficial,…
Tecnologia

4 principais desafios enfrentados por grandes marcas em marketplaces

4 Mins read
Compreensão das plataformas, análise da concorrência e preços irregulares são alguns dos citados por Juliana Vital, CRO da Nubimetrics De acordo com…
Tecnologia

Neo Summit 2025 destaca o impacto das soluções tecnológicas no futuro da indústria

2 Mins read
A evolução tecnológica na indústria tem se consolidado como um fator crítico para o aumento da produtividade e a eficiência operacional. No…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.