No Brasil, mais de 18,5 milhões de empresas (entre elas MEI, ME e EPP) podem fazer uso da plataforma
POR: Lara Comunicação
No Brasil, a dificuldade de manter as finanças de um negócio funcionando é evidente e atinge, principalmente, empresas consideradas pequenas, em início de jornada no mercado ou que foram atingidas de forma desastrosa pela pandemia.
A iCertus foi fundada em 2017 justamente, com o propósito de reduzir a mortalidade de novos negócios. O software ERP, uma plataforma com inteligência artificial, auxilia a gerenciar micro e pequenas empresas a partir de três pilares: gestão, crédito e acesso ao mercado.
De acordo com Fábio Ieger, CEO da iCertus, a empresa cresceu exponencialmente em 2022, alcançando uma carteira de clientes dez vezes maior que a de 2021. “Foi um ano maravilhoso para a iCertus. Além do crescimento no número de parceiros, conseguimos aumentar as antecipações de recebíveis, antecipando mais de 150 milhões de reais apenas neste ano e ajudando milhares de empreendedores. Implementamos, também, o capital de giro, onde em apenas um mês liberamos mais de 110 milhões de reais para micro e pequenas empresas”, relata.
Parcerias de 2022
Para Ieger, este ano foi repleto de conquistas. “Em 2021 começamos uma parceria com o SEBRAE-SP, que trouxe uma série de benefícios para pessoas que contemplam em si, o sonho de empreender. No entanto, em 2022, essa colaboração se estendeu ao SEBRAE Nacional, onde a iCertus disponibiliza a plataforma com um desconto para os alunos, enquanto o SEBRAE divulga a atuação da startup para micro e pequenas empresas. É um projeto que cresceu com o tempo e apresenta muitas possibilidades para aqueles que querem desenvolver o seu próprio negócio”, declara.
A parceria com o governo do Rio Grande do Sul, no projeto RS TER, também foi uma grande conquista de 2022. “A proposta consiste em levar trabalho, emprego e renda para todos os pequenos empresários do estado gaúcho, oferecendo a plataforma de forma gratuita para 1 milhão e 300 mil micros e pequenas empresas. O programa é algo que beneficia a população do Rio Grande do Sul e contempla os três pilares de atuação da iCertus”, enfatiza.
O planejamento para 2023
De acordo com o CEO, os planos da iCertus são ambiciosos. “Assim como em 2022, esperamos aumentar em ao menos dez vezes nossa carteira de clientes, oferecendo soluções de crédito e, principalmente, ajudando microempresários a prosperar”, declara.
A partir do próximo ano, a startup promete investir tempo e dinheiro na qualificação de empreendedores que buscam o sucesso de suas companhias. “Nosso trabalho sempre foi baseado em três pilares. No entanto, a partir de 2023, adicionaremos um quarto pilar. Além de gestão, crédito e acesso ao mercado, vamos introduzir um pilar com foco na qualificação e, em parceria com o SEBRAE Nacional, vamos disponibilizar cursos e projetos para que possamos despejar conhecimento e mais facilidade na operação dessas micro e pequenas empresas”, finaliza.
No Brasil, mais de 18,5 milhões de empresas (entre elas MEI, ME e EPP) podem fazer uso da plataforma da iCertus.
Sobre a iCertus
A iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia na tomada de decisões. Agregado a isso, diversos serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e empréstimos de capital de giro. A cada dia, a empresa inova e inclui a inteligência artificial para ajudar cada vez mais a pequena indústria. Recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann; e da IVP, de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani e João Bezerra, ex-CTO do Banco Itaú; Poli Angels, de Rozallah Santoro, Marco Poli, entre outros, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/ ou pelo Instagram @icertus
Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/