[radio_player id="1"]
Informações

INDÚSTRIA 4.0 E LEAN MANUFACTURING, COMBINAÇÃO FUNDAMENTAL PARA ESCALAR O POTENCIAL DAS EMPRESAS

2 Mins read

*Por‌ Gustavo Tozzo

O desafio da ambidestria organizacional trouxe a gestão da manufatura a necessidade em otimizar processos a serem ainda mais customizáveis ou flexíveis, a ofertar conforme demanda de mercado, além de manter competitividade. Isto gerou diversos caminhos e métodos para empresas conquistarem resultados mais rápidos. Um dos conceitos que está em evidência  no linguajar mundial é a Indústria 4.0, incorporando tecnologias de ponta e o Lean Manufacturing, por mais de meio século, trazendo a jornada e métodos para eliminar desperdício e/ou atividades que não geram valor agregado.

Diante disso, combiná-las significa trilhar maneiras eficientes para escalar o potencial das companhias. Tanto o Lean quanto a Indústria 4.0 não são para qualquer corporação, mas segundo recente pesquisa global do Boston Consulting Group, empresas líderes já reconhecem a importância da gestão Lean munida a uma cultura digital em seu planejamento. Além disso, afirmam que as organizações que aderiram puderam reduzir os custos de conversão (mão-de-obra direta e despesas gerais de fabricação) em até 40% em cinco a dez anos, além de ser um espelho importante para a eficiência de processos produtivos. Sendo assim, benefícios iminentes começam a fazer parte do dia a dia dessas indústrias, fazendo com que todas estejam um passo à frente daquelas que seguem aderindo a métodos arcaicos.

Vale comentar ainda que, se os fabricantes adotarem uma metodologia enxuta juntamente com ferramentas da indústria 4.0, é mais fácil realizar tarefas com mais sucesso do que se tivessem implementado essas iniciativas separadamente. O CPS – sistemas ciberfísicos – e a IoT – Internet das coisas – podem tornar o chão de fábrica realmente enxuto. Os dados em tempo real e a comunicação entre pessoas, máquinas e sistemas fornecem uma visão holística da produção e capacitam os funcionários da linha de frente a fazer ajustes em tempo real. A mesma pesquisa do Boston Consulting Group, afirma que a combinação de ambos gera um aumento de 100% na economia em relação à aplicação de cada um deles separadamente.

Para que tudo isso funcione de forma eficaz, é necessário definir os esforços e entender o porquê se faz necessária cada uma dessas tecnologias. Depois disso, é preciso convencer a organização de que esse investimento é preciso, para que isso aconteça basta mostrar a real necessidade da organização, definir o budget, produzir um projeto piloto e entender como eles impactam outras áreas. Além disso, aprenda a compartilhar conhecimento com sua equipe, pense em condições não óbvias do que pode atenuar o seu negócio, revisite seus objetivos e os ganhos esperados. Se desafiar é o melhor ponto de partida para resultados.

Não posso deixar de ressaltar a infinidade de oportunidades que essas tecnologias trazem para o setor. Estamos vivendo em uma constante evolução, então precisamos implementar soluções que nos acompanhem para o sucesso. Não tem mais como acreditar que os modelos tradicionais conservadores são eficientes e não permitem aderir a disrupções. Se isso ainda acontecer, pode ter certeza de que a empresa ficará para trás e perderá mercado.

*Gustavo Tozzo é gerente de desenvolvimento de negócios da Universal Robots Brasil, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos.

Related posts
Informações

Nelson Paschoaloto Advogados realiza primeira apreensão extrajudicial de veículo via Detran no Brasil

3 Mins read
Escritório pioneiro aplica novo procedimento do Marco Legal das Garantias, trazendo mais agilidade e segurança ao mercado financeiro A Nelson Paschoalotto Advogados Associados (NPAA)…
Informações

A Era dos Relacionamentos: os impactos da geração da desconexão conectada

3 Mins read
Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa na Progic* Estava refletindo sobre os relacionamentos interpessoais, em sociedade e no corporativo, e em como nosso…
InformaçõesTecnologia

Mesmo sem grandes datas comemorativas, veja o que é tendência no mercado online para o primeiro trimestre de 2025

3 Mins read
E-commerce e marketplaces em baixa? Não para a Nubimetrics. De acordo com levantamento da plataforma, materiais escolares, uniformes, artigos para natação, produtos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.