As empresas do setor eletroeletrônico estão otimistas para o próximo ano. Levantamento realizado pela Abinee apontou que 83% das pesquisadas projetam crescimento em 2019; 13%, estabilidade e 4% têm expectativa de queda.
Para o mês de dezembro de 2018, as expectativas do setor permanecem favoráveis, com metade das empresas (49%) projetando incremento nas vendas/encomendas. Outras 24% esperam estabilidade e 27%, queda, na comparação com dezembro de 2017. De acordo com a pesquisa, a proximidade do Natal deverá estimular as vendas de bens de consumo eletrônicos, tais como celulares e notebooks, no final do ano.
“Temos observado um aumento na confiança tanto do consumidor como do empresário”, afirma o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Ele observa que, de acordo com a CNI, a confiança do consumidor aumentou pelo quinto mês consecutivo em novembro, indicando perspectivas mais otimistas. Além disso, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) atingiu o maior resultado desde março de 2013, alcançando 114,3 pontos.
ICEI do Setor Eletroeletrônico
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, atingiu 62,6 pontos, em dezembro de 2018, resultado 3,2 pontos acima do apontado em dezembro de 2017 (59,4 pontos).
Verifica-se que o ICEI de dezembro foi inferior ao registrado em novembro (65,2 pontos). Porém é importante ressaltar, que o índice alcançado em novembro foi o maior dos últimos oito anos, o que o torna uma base muito forte de comparação.
O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança.
Dessa forma, o ICEI do setor permaneceu acima da linha dos 50 pontos pelo quinto mês consecutivo.
Sobre a Abinee
Fundada 1963, a Abinee é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa a indústria elétrica e eletrônica, congregando cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras, que empregam aproximadamente 235 mil pessoas. Fazem parte do quadro de associadas fabricantes das áreas de Automação Industrial; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações. Com sede em São Paulo, a entidade tem sua atuação garantida em nível nacional através de diretorias e escritórios em Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.