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Tecnologia

Investimentos online: como a inteligência artificial pode prever o valor das criptomoedas

3 Mins read

POR:  Carolina Monteiro

Uma simples busca no Google por bitcoin e ether pode demonstrar a verdadeira montanha-russa que é a variação das criptomoedas em sua conversão por moedas tradicionais. Se, por um lado, os investimentos online têm milhares de vantagens – como a ausência de impostos e intermediários – essa instabilidade pode deixar uma grande sensação de insegurança para potenciais investidores.

Em vias de aplicar uma solução de inteligência artificial para este problema, Florêncio Ponte Cabral Jr., especialista no assunto e CEO da Virtus Automation & IA, explica como a tecnologia pode ajudar a dar mais previsibilidade e segurança para investidores.

O profissional afirma que qualquer valor no tempo gera uma série temporal, que permite a análise de sazonalidade e tendências. Além disso, temos ciclos econômicos, que trazem picos e vales aos números que observamos. “É em cima dessas questões que é possível construir algoritmos de inteligência artificial. Essa predição era praticamente impossível antes. As pessoas teriam que coletar dados e fazer cálculos muito avançados manualmente. E era inviável fazer isso em cima de grandes volumes de informação”, diz.

Os meses de maio e dezembro são normalmente picos de vendas na internet, o que gera previsibilidade sazonal. “A quantidade de pessoas especulando em um determinado mercado influencia muito no resultado final e é muito complicado de prever manualmente.”

Mas também existem fatores imprevisíveis à análise humana que podem gerar grandes variações, como a pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, por exemplo. No caso, ela influenciou positivamente o valor das criptomoedas, ao contrário do mercado tradicional.

A inteligência artificial resolve esse problema porque consegue fazer cálculos avançados com muita rapidez. Assim, o usuário consegue ter uma observação mais precisa do quanto a criptomoeda vai subir ou descer de valor em um determinado período de tempo. Isso permite que ele compre algum item na baixa e venda na alta, gerando lucro.

Todas as informações financeiras, tanto sobre criptomoedas quanto do mercado tradicional, ficam disponíveis na internet. A solução criada pela startup utiliza o Deep Learning, uma técnica de inteligência artificial que consegue imitar o pensamento humano. Aprendendo continuamente com as informações que capta automaticamente, ele também é capaz de incluir camadas como a análise de sentimentos, que pode indicar que um país vai começar a utilizar o Bitcoin. “Se o algoritmo identifica uma situação como essa, não há dúvida de que o valor da moeda vai subir”, explica Florêncio.

Teste da solução produzida pela Virtus Automation & AI, aplicada no período de Maio/2021 a Fevereiro/2022

“A descentralização do mercado tradicional para o de criptomoedas diz respeito ao empoderamento do indivíduo. No ambiente virtual, é possível investir seu capital sem nenhuma influência política e toda a instabilidade econômica que ela potencialmente gera. Assim o poder fica nas mãos de quem está investindo, não do mercado”, afirma.

Segundo o profissional, se basear em um algoritmo de inteligência artificial para tomar decisões informadas de investimento online vai além da questão dos cálculos avançados. Ela tira o fator “modismo”, exclusivamente humano, da equação.

“O grande problema de quem quer investir mas não tem conhecimento é a tendência emocional que algumas opções estão atreladas puramente por moda. A pessoa compra porque gosta, mas talvez não no momento certo e acaba perdendo dinheiro. Este é um mercado altamente especulativo e não tem uma vida útil extensa”, explica, além de mencionar a possibilidade de golpes.

Já a inteligência artificial, desprovida de emoção e com seus cálculos ágeis e precisos, é muito útil para apontar, de fato, o que é tendência para que o investidor não perca boas oportunidades. “A lógica do algoritmo aplicada às criptomoedas é exatamente a mesma do mercado tradicional. Uma pessoa que comprou 50 bitcoins há sete anos, hoje tem o suficiente para comprar uma Ferrari. É a mesma coisa das ações do Magazine Luiza. Tudo é uma questão de análise de oportunidades financeiras”, finaliza o empresário.

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