Conhecida globalmente por serviços de armazenamento e gerenciamento de informações, a Iron Mountain se reinventa para apoiar as empresas rumo à Transformação Digital
POR: FleishmaHillard
Há 70 anos, seria difícil acreditar na previsão de que uma empresa especializada em guardar documentos se tornaria líder global em gestão da informação e simplificação de processos, com um portfolio de mais de 225 mil clientes em 58 países. Esse foi exatamente o caminho percorrido pela Iron Mountain, que adotou a palavra “transformação” como chave e, depois de transformar seu negócio, hoje é parceria de empresas no mundo todo que percorrem suas próprias trajetórias de reinvenção.
História marcada por vanguardismo
A história da Iron Mountain é marcada pela constante busca por oferecer o que há de mais moderno em soluções de gestão de informações para seus clientes. Na década de 1960, poucos anos após a sua fundação, a empresa passa a armazenar em seus cofres a obra “Boating on the River Epte”, de Claude Monet. Já nos anos 70, a Iron Mountain continua em sua jornada de crescimento com a aquisição de mais uma unidade subterrânea e a inauguração de sua primeira unidade de armazenamento acima do solo, em 1978.
Sempre na vanguarda de soluções tecnológicas, a empresa se torna a primeira companhia de gerenciamento de registros a utilizar códigos de barra para registrar seus ativos, inaugurando o uso de uma tecnologia que seria largamente difundida pelo mundo e utilizada até os dias de hoje. Os anos 90 são marcados pela abertura de seu capital na bolsa americana e a expansão para mais 46 países, com receita anual de 100 milhões de dólares.
Já nas décadas de 2000 e 2010, a empresa inaugura novos segmentos e promove parcerias marcantes, como a digitalização do arquivo presidencial da biblioteca JFK e o armazenamento de US$ 200 milhões em gravações inéditas do Prince.
Reinvenção digital
Ao longo dos 70 anos de experiência no armazenamento e proteção de informações e ativos das maiores empresas do mundo, a Iron Mountain se notabilizou por sua grande capacidade de inovação, estando sempre à frente do mercado e acompanhando as mais marcantes evoluções tecnológicas.
Atenta à cada vez mais acelerada corrida pela Transformação Digital nas empresas, a Iron Mountain expandiu seu portfólio de soluções e hoje atua em todas as “etapas” deste processo, do físico ao digital, atuando na custódia de informações e ativos, gestão de arquivos, e dados, destruição segura, auxílio na redução de custos de armazenagem, no cumprimento de legislações, na administração de riscos e na utilização de valores gerados por suas informações, com soluções em nuvem e baseadas em tecnologia de IA e Machine Learning.
Forte presença no mercado brasileiro
Novas regulamentações no Brasil, como a LGPD, tornaram o cenário de gestão de dados e informações ainda mais complexo, e a necessidade de se ter um parceiro confiável e experiente no segmento ainda maior.
Nos últimos dez anos, a Iron Mountain comprou nove empresas, ajudando a ampliar e consolidar seu portfolio no mercado brasileiro, com soluções do físico ao digital. Hoje, são quase 50 unidades em sete estados e Distrito Federal, que atendem mais de quatro mil clientes, entre empresas de segmentos, porte e níveis de maturidade digital distintos e em diferentes estágios da Transformação Digital.
Olhar para o futuro
Apesar do avanço no segmento de soluções digitais – que representou 40% dos novos projetos da empresa em 2020 – ainda há uma grande margem de crescimento neste setor.
Segundo pesquisa da ABDI e FGV, 66% das Médias e Pequenas Empresas (MPEs) estão nos níveis 1 e 2 de maturidade digital. Já de acordo com estudo da Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital, enquanto 30,5% estão atualmente desenvolvendo uma estratégia e apenas 1,9% dos entrevistados não possuem planos para isso.
“Setenta por cento dos clientes da empresa no Brasil estão no início da jornada de Transformação Digital, ou seja, começam a digitalizar ativos e simplificar alguns processos, mas ainda estão distantes de utilizar todo o potencial da gestão de informações a seu favor, como a geração de dados para apoiar decisões de negócio e ampliar vantagem competitiva”, explica Orlando Souza, presidente da Iron Mountain Brasil.
Para os próximos anos, a empresa deseja ampliar sua atuação nos segmentos de Gerenciamento de Dados em Nuvem, Serviços de Digitalização, Restauração e Migração de Mídia e Automação de Processos.
Sobre a Iron Mountain
Fundada em Nova York, EUA, em 1951, a Iron Mountain hoje é líder mundial em serviços de armazenamento e gerenciamento de informações para empresas, presente em 50 países, com 1.450 instalações. Está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) com o código IRM.
A companhia armazena e protege bilhões de ativos e dados valiosos de mais de 225 mil clientes, incluindo 95% das maiores empresas do ranking Fortune 1000. Hoje a Iron Mountain tem a experiência de 70 anos para guardar e proteger as informações de negócios e soluções como Guarda e Gestão Segura de Dados, BPO em Soluções Digitais, Destruição Segura de Dados e Equipamentos de TI, Gestão de Dados em Nuvem, Insight e Analytics.
No Brasil, a empresa completa 20 anos de atuação em 2021, e está presente em sete estados e no Distrito Federal, com 47 unidades, 1.900 funcionários e mais de quatro mil clientes de setores diversos, como Serviços Financeiros (Bradesco, Caixa, Itaú, Santander), Energia, Entretenimento (BMG, EMI, Sony, Globo), Saúde (Hospital Albert Einstein, Golden Cross), Serviços (Accenture, Deloitte), Seguro, Varejo, Setor Público (Tribunal de Justiça SP, ANAC) e milhares de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).