Em novembro, evento apoiado pelo FIERGS instruirá sobre regime aduaneiro especial
POR: PRESS FC
Quando temos uma volatilidade do dólar, que variou nos últimos dias, sendo negociado acima dos R$ 5,30, sempre há a preocupação dos empreendedores em relação a como utilizar-se de do comércio exterior para beneficiar a sua empresa. Porém, existem mecanismos que podem ser utilizados para economizar, principalmente quando tratamos de produção nacional com o objetivo do mercado externo.
É isso que explica Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa de assessoria no comércio exterior. Para o executivo, por mais que a variação do valor da moeda estrangeira possa assustar, existem mecanismos para garantir a isenção para o comércio exterior. “Temos sempre alternativas para o investimento no mercado externo. É claro que precisamos sempre estar atentos às variações do mercado, principalmente em um período de transição de poder, que historicamente apresenta volatilidade”, completa.
Muitos empreendedores ainda buscam entrar no comércio exterior sem precificar ou calcular como podem economizar utilizando benefícios fiscais, como os regimes aduaneiros especiais. Um exemplo claro disso é o Drawback que, em setembro deste ano, foi ampliado pela Portaria Conjunta Nº 76, possibilitando que pequenas e médias empresas utilizem do benefício fiscal.
“O nosso país tem subsídios fiscais importantes e com a assessoria de comércio exterior sendo realizada de maneira correta, existem benefícios ideais para cada empresário. O Drawback é um exemplo claro, onde nós temos um incentivo fiscal, com a suspensão ou isenção de tributos para aquisição de insumos utilizados na produção nacional”, explica Pizzamiglio.
Além do Drawback, o executivo explica que em alguns Estados do país é até mesmo possível buscar isenção de impostos estaduais, inclusive do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Porém, é necessário entender as isenções fiscais para realizar todos os procedimentos com a segurança necessária.
“Entender quais os mecanismos de isenção fiscal são ideais para cada momento é algo essencial para o empreendedor que tem o objetivo de fortalecer a sua produção por meio do comércio exterior”, completa Pizzamiglio.
No dia 16 de Novembro, a Efficienza proporcionará ainda mais esclarecimentos sobre isenções fiscais e como potencializar a participação internacional nas empresas em um evento realizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O evento terá como instrutor o especialista em Drawback Bruno Zaballa, que atuou como coordenador de operações tributárias. Para participar do evento, é necessário se inscrever clicando aqui.
Sobre a Efficienza
A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional. A empresa é detentora de 4% do market share de Drawback e isenção no Brasil.