[radio_player id="1"]
Tecnologia

IT LEAN INICIA 3ª EDIÇÃO DE SEU PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM TI

4 Mins read

Programa IT Lindos oferece formação remunerada, priorizando pessoas de baixa renda e sem experiência, que queiram uma carreira na área de TI

 POR: F2 Conteúdo

O programa IT Lindos, criado pela IT Lean, consultoria de TI especializada em projetos de transformação digital, inicia em janeiro sua terceira edição. Para esta edição do programa, foram selecionadas 16 pessoas que, desde seu primeiro dia, serão colaboradores da empresa, sendo remunerados e recebendo os benefícios da empresa enquanto aprendem uma nova profissão.

“Eles entram com os mesmos benefícios de qualquer outro colaborador da empresa, só que seu trabalho é aprender”, explica o CEO e fundador da IT Lean, Bira Padilha. Foi com esta filosofia que o programa formou 11 desenvolvedores em sua primeira edição e 18 na segunda, todos absorvidos pela companhia.

Além da remuneração, um dos destaques do programa IT Lindos é que ele não exige qualquer formação anterior em tecnologia, tendo a baixa renda dos candidatos como principal critério de seleção. “Não há nenhum tipo de filtro por nenhum tipo de classificação humana. Hoje temos profissionais de 16 a 43 anos – do mais novo ao mais velho -, brancos, negros. Nossa primeira turma só tinha homens; na segunda, havia 30% mulheres e a próxima está com 09 homens e 07 mulheres”, conta Bira Padilha.

Bira lembra que, para esta edição, foram 1,8 mil inscritos que passaram por um processo de seleção que durou sete semanas. A primeira fase, realizada via internet, selecionou apenas os candidatos com renda per capta mensal abaixo de R$ 2 mil. A segunda fase foi constituída por um teste que analisou o perfil comportamental dos candidatos. Os selecionados para a terceira fase passaram por outro teste, este criado por uma consultoria externa contratada para auxiliar no processo.

Por fim, na quarta fase, os candidatos selecionados foram até a sede da empresa, onde realizaram testes de lógica, redação e dinâmicas de grupo. “Compilamos estes dados e selecionamos as 16 pessoas que começam em janeiro”, afirma Bira Padilha, lembrando que o número de candidatos é determinado pela capacidade orçamentária da IT Lean, que dedica R$ 30 mil/ano por profissional selecionado.

O programa

O programa IT Lindos é dividido em três etapas de formação, com quatro meses de duração cada uma. Na primeira, totalmente teórica, os profissionais estudam tudo o que se relaciona ao back end e front end, como linguagens CSS, Java e outras. Ao final, são avaliados em suas habilidades e, então, divididos pelos squads da empresa. “Essa divisão leva em conta a escolha do profissional, o que as squads demandam e a aptidão profissional apresentada. A divisão segue o cruzamento destas informações”, explica Bira Padilha.

Na segunda etapa, o profissional passa a acompanhar os projetos um pouco mais de perto e, na última, ele já pode ser considerado um desenvolvedor júnior, recebendo job description e metas. Segundo o CEO, o programa pode durar de um a dois anos, já que os participantes podem “refazer” cada etapa uma vez. “Isso nunca aconteceu. Nosso histórico tem profissionais que cumpriram no prazo e alguns que anteciparam etapas”, revela.

Bira ressalta que um dos pontos mais interessantes do programa é a oportunidade que ele traz para pessoas das mais diversas formações. Ele cita como exemplo um colaborador que era frentista quando começou o programa e hoje é um bom desenvolvedor de software. “Pegamos pessoas que não têm noção do que é tecnologia e, um ano depois, eles estão produzindo. Com isso conseguimos mudar a realidade de vida destes participantes”, afirma.

Bira lembra que o programa nasceu de quatro pilares. O primeiro deles, seu desejo pessoal de ajudar quem mais precisa. O segundo, a demanda existente hoje no mercado de TI. O terceiro, o foco em pessoas de baixa renda, extremamente necessário em um país com mais de 12% de desempregados. “A área de TI precisa de pessoas e há muita gente precisando de emprego”, compara.

Por fim, seu entendimento de que a sociedade civil tem a força e o dever de fazer algo para mudar toda essa situação. “O empresariado precisa puxar a rédea do País, dar o Norte e o exemplo. Temos a responsabilidade de fazer algo”, defende.

Bira Padilha lembra que, mesmo em sua terceira edição, o programa IT Lindos está apenas começando. Sua meta é treinar cerca de 50 pessoas no ano que vem e, já em 2024, contar com uma estrutura que possa fornecer profissionais não apenas para a IT Lean, mas para o mercado. “Acredito que somos a única empresa no Brasil que oferece um programa de capacitação remunerado. Formamos profissionais na perspectiva de habilidades e não somente de hard skill. Não formamos somente técnicos, mas cidadãos, pessoas, com valores, ética etc. O programa tem esse viés de formar pessoas e não apenas técnicos”, conclui.

Sobre a IT Lean

Criada em 2012 por Bira Padilha, a IT Lean é uma consultoria de TI especializada em projetos de transformação digital. Ao longo desse período, consolidou um portfólio de ofertas que hoje conta com Fábrica de Software Agile; Chatbot; Desenvolvimento de Aplicativos Mobile; SharePoint, Analytics e BodyShop. São mais de 400 projetos para 100 clientes, entre eles: Carrefour, Volkswagen, Gol Linhas Aéreas, Marfrig, Unimed Fesp, Bauducco, SBT, Casas Bahia, entre outros. Com sede em São Paulo, atuação em todo território nacional e alguns projetos internacionais, a IT Lean cresceu acima de 60% ao ano nos últimos três anos, conta também com uma retenção de colaboradores muito acima da média do mercado, respaldado inclusive pela certificação GPTW.

Related posts
Tecnologia

Ygo Leite assume como CPTO da Viaflow

2 Mins read
A Viaflow, referência em pessoas, processos e tecnologia para transformação de negócios, anuncia a chegada de Ygo Leite como Chief Product &…
Tecnologia

JandaIA: App alia caderno tradicional à inteligência artificial

1 Mins read
O futuro da educação no papel: conheça o tutor inteligente da se adapta ao usuário A Jandaia, uma das empresas mais tradicionais…
Tecnologia

SOFTSWISS Game Aggregator é o primeiro agregador de jogos online certificado no Brasil

3 Mins read
Empresa cumpriu integralmente as exigências da nova lei brasileira que regulamenta o setor Malta, 23 de dezembro de 2024 – O SOFTSWISS Game Aggregator,…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.