Holding brasileira de investimentos irá adquirir 10,33% de uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura e mobilidade da América Latina
POR: FSB Comunicação
A Itaúsa, holding brasileira de investimentos, em conjunto com a Votorantim, assinou contrato para aquisição da totalidade das ações detidas pela Andrade Gutierrez Participações na CCR. A transação considera a aquisição de 14,86% do capital total da CCR, com investimento de aproximadamente R$ 4,1 bilhões. Desse montante, a Itaúsa irá adquirir 208.669.918 ações, o equivalente a 10,33%, com investimento de R$ 2,9 bilhões.
O investimento da Itaúsa será financiado por meio da combinação de recursos próprios e de terceiros, não sendo esperados efeitos relevantes da transação no resultado da companhia neste exercício social. O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais a negócios dessa natureza, dentre elas aprovações por autoridades regulatórias, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
“Esse investimento reúne características fundamentais da estratégia de alocação eficiente de capital da Itaúsa, que considera empresas líderes em seus setores de atuação, a relação risco/retorno atrativa, o potencial de crescimento e impacto positivo para a sociedade”, comenta Alfredo Setubal, diretor-presidente da Itaúsa. “Essa transação reafirma nossa confiança no futuro do Brasil e reforça nosso compromisso com a criação de valor de longo prazo para nossos acionistas e para sociedade”, complementa.
A CCR, fundada em 1999, é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura e mobilidade da América Latina, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, tendo sido a primeira empresa a ingressar no Novo Mercado da B3. Atualmente, é responsável por 3.698 quilômetros de rodovias da malha nacional concedida nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A companhia, comprometida com o desenvolvimento sustentável, integra há 11 anos o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 e assinou o Pacto Global da ONU, além de empregar mais de 15 mil pessoas. A composição acionária da CCR contempla ainda o Grupo Mover (14,86%), Soares Penido (15,05%), além de 55,23% no Novo Mercado.
Confira o Fato Relevante clicando aqui.
Sobre a Itaúsa
A Itaúsa é a maior holding brasileira de investimentos, uma sociedade anônima de capital aberto fundada em 1974 que detém participações em empresas dos segmentos financeiro, bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura. Com amplo portfólio de empresas líderes em seus segmentos e presentes em mais de 50 países, a companhia tem mais de um milhão de acionistas e é considerada uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira. A Itaúsa tem como propósito a criação sustentável de valor para os acionistas e para toda a sociedade.