[radio_player id="1"]
Empreender

Já pensou em abrir um negócio próprio? Conheça microfranquias com investimento a partir de R$ 4,8 mil

6 Mins read

Flexibilidade para trabalhar de casa, baixo investimento e prazo de retorno reduzido são atrativos para empreender com esse modelo de negócio

POR: Mercado da Comunicação

Nos últimos anos, presenciamos um crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, somando mais de 20 milhões de empreendedores. Abrir o próprio negócio se tornou uma solução para muitos brasileiros driblarem a crise causada pela pandemia. Nesse sentido, as microfranquias despontam como oportunidade para todos os gostos e objetivos a custos que se encaixam a diferentes realidades.

Hoje, o Brasil conta com cerca de 600 redes em operação ofertando este modelo. As microfranquias não demandam uma administração complexa, necessitam de um número reduzido ou não precisam de funcionários, podem se enquadrar em classificações fiscais que favorecem os pequenos negócios, como Simples e Super Simples, costumam encontrar linhas de crédito com taxas atrativas e ainda contam com suporte da franqueadora. O investimento inicial necessário para sua aquisição é baixo, podendo variar, conforme o modelo de negócio, até R$ 105 mil, teto atualizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2021. Além do mais, muitas delas podem ser gerenciadas da sala de estar, como é o caso das microfranquias home based.

— Há muitas vantagens em ter uma microfranquia, principalmente em um momento de crise como a que ainda nos encontramos. Esta pode ser uma grande oportunidade de investimento para quem quer começar o próprio negócio, sobretudo para quem está vindo do mercado formal de contratação, pois a operação home based não exige que o franqueado abra uma loja ou um escritório — analisa Claudio Tieghi, especialista em franchising da Kick Off Consultores.

Quando se dá os primeiros passos no empreendedorismo, escolher a categoria de microfranquia que irá adquirir não é tarefa fácil. É imprescindível avaliar qual a marca mais adequada ao seu perfil e convergente com a sua disponibilidade de capital. Precisa assegurar muito mais do que retorno financeiro, mas satisfação profissional. Para empreender no franchising, é fundamental se atentar a alguns cuidados, por exemplo, entender qual é o seu papel como franqueado. Algumas pessoas cometem o erro de pensar que, adquirindo uma franquia, não será necessário vender e se envolver na rotina do negócio, principalmente neste caso.

Conheça alguns exemplos de microfranquias com investimento inicial a partir de R$ 4,8 mil:

Paper Pão

 

Criada em 2016, a Paper Pão é uma rede de microfranquias home based especializada em publicidade e propaganda em sacos de pão. Hoje, há 15 unidades da marca espalhadas pelo Brasil. Na Paper Pão, o franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários e tem como atribuição, a gestão de sua unidade e captação de clientes. Para mais, a Paper Pão é pioneira e atualmente a única em seu ramo a implantar a Realidade Aumentada em suas embalagens. O investimento inicial é a partir de R$ 4,8 mil, e este é um grande atrativo para quem quer começar um negócio próprio.

Site: www.paperpao.com.br

 

Cuidare Brasil

 

Uma das maiores redes de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais do país, a Cuidare Brasil tem mais de 80 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. O investimento inicial varia entre R$ 25 mil à R$ 40 mil, a depender do tamanho da cidade.

Site: https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/

UltraEco

 

Criada em 2012, na cidade de Campinas (SP), a UltraEco – Lavagem Ecológica Delivery de Veículos, é exemplo da reinvenção no setor de serviços automotivos. A marca inovou em seu ramo, trocando a água pela cera, economizando mais de 300 litros de água por lavagem. Nos últimos anos, a rede de microfranquias, deixou de utilizar mais de 10 milhões de litros de água. Além de pensar no bem-estar do planeta, a UltraEco faz parte do franchising desde 2017. Atualmente, há 10 unidades da marca espalhadas por 5 estados brasileiros. O valor do investimento inicial é a partir de R$ 6.490 mil.

Site: https://ultralavaeco.com.br/seja-um-franqueado/

 

Foccus Cegonhas

 

Criada em março de 2020, em São Paulo (SP), a Foccus Cegonhas, primeira franquia de caminhões-cegonha do país, iniciou no Franchising em março de 2021, exatamente um ano depois da sua criação e já chegou a 12 unidades espalhadas pelo Brasil. O negócio que a induziu a empreender, além de gerar boas perspectivas de crescimento, requer um capital financeiro de baixo investimento. Após adquirir o negócio, o franqueado pode atuar por meio de dois modelos. No Home Based, ele opera em casa e cuida de toda a parte comercial, para este modelo, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Já no modelo Base, o empreendedor também dá apoio à logística, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho, o valor inicial deste modelo é de R$ 10 mil.

Site: https://foccuscegonhas.com.br/lp/transporte-de-veiculos-cegonhas/

Guia-se

 

É a maior microfranquia de marketing digital do Brasil, com mais de 160 unidades franqueadas. No franchising desde 2010, conquistou nove vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, ano passado, ganhou o selo Great Place To Work (GPW). O franqueado é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços. Durante a pandemia, a rede cresceu com contratos para novas operações e iniciou sua internacionalização, em Portugal. O investimento inicial da marca é de R$ 28,9 mil.

Site: https://www.franquiaguiase.com.br/

Carga Phone

Criada em 2017, a Carga Phone é a primeira e maior microfranquia de totem de recarga de celular com mídia indoor do Brasil. Revolucionária do mercado de propaganda e conectividade, o seu principal objetivo é conectar marcas e clientes. A partir de 2019, a marca expandiu por meio de franquias, com isso, foi projetada nacionalmente e hoje conta com 175 unidades, sendo 3 próprias. A Carga Phone possui um suporte comercial que auxilia o franqueado no passo a passo desde a parte prática à implantação do aparelho, além de oferecer análise técnica do local escolhido para alocar o totem, suporte técnico para auxílio em qualquer dúvida relacionada ao sistema, treinamento EAD, marketing digital e criação de peças. O investimento inicial da marca é R$ 13 mil.

Site: https://www.cargaphone.com.br/

 

Laav

 

Criada em 2014, a marca paulista Laav, é uma oficina de funilaria e pintura com estética automotiva que oferece serviços de forma descomplicada e eficiente, com grande apelo ao cuidado com cliente, trazendo uma gama de serviços para atender suas necessidades da melhor forma. Afiliada à ABF desde 2022, a marca conta com um negócio sólido e em franco crescimento, além de possuir uma gestão que pode ser feita por quem nunca foi do segmento. A Laav é a maior rede de seu segmento, trazendo um plano de negócio lucrativo. Atualmente, há 12 unidades em operação espalhadas pela grande São Paulo e no ABC Paulista. O franqueado da Laav fica responsável pelo gerenciamento do negócio de sua unidade, fazendo a gestão das pessoas e acompanhando os processos da sua unidade, com a ajuda de um dashboard. Além disso, ele recebe toda estrutura necessária para administrar a oficina. O valor do investimento inicial é R$ 29,9 mil.

Site: www.laavfranquia.com.br

Expresso Hot Dog

 

A Expresso Hot Dog surgiu em 2019, em Campinas/SP, com o intuito de revolucionar o mercado de hot-dogs.  Atualmente, conta com 2 unidades em operação, sendo uma própria. O papel de um franqueado da marca é vender. Para isto, a Expresso Hot Dog disponibiliza todo o background do trabalho, dessa forma, o franqueado ficará responsável pela supervisão a equipe no preparo e armazenamento dos ingredientes, além de gerenciar as entregas e atendimento ao cliente. O investimento inicial pode variar entre R$ 25 mil a R$ 35 mil reais.

Site: www.expressohotdog.com.br

MyCookies

 

Fundada em 2016, a MyCookies saltou de 25 para 50 unidades em sete estados, tornando-se uma das maiores redes especializadas no clássico cookie americano no Brasil. Além disto, a marca aperfeiçoou suas embalagens, renovou a logística para delivery, investiu no lançamento de produtos exclusivos e ainda inaugurou uma nova fábrica, localizada em Campo Grande/MS, sua cidade de origem. O investimento inicial para empreender com o modelo de quiosque da MyCookies é a partir de R$ 75.160 mil.

Site: https://www.mycookies.com.br/

Toutsie

 

Fundada em 2017, a Toutsie é pioneira em sanduíche de sorvete do Brasil, uma novidade que alia a delicadeza das confeitarias francesas com as famosas sorveterias americanas. Além da qualidade e do sabor, a marca aposta na versatilidade do produto, com a possibilidade de customizar o seu sanduíche de acordo com suas preferências. São mais de 2660 combinações com macarons, brownies e sorvetes. O franqueado encontrará um negócio de operação totalmente enxuta, sem obrigatoriedade de experiência prévia no ramo de alimentação, além de receber da empresa todo o material e suporte necessários para gerenciar a microfranquia. Com 08 unidades em operação, a Toutsie possui diferentes modelos de negócio, um deles é o Mini Quiosque, com investimento inicial de R$ 90 mil.
Site: https://franquia.toutsie.com.br/

Related posts
DestaquesEmpreender

De Aracaju ao Topo da Creator Economy: A Ascensão Inspiradora de Victor Cabral

2 Mins read
Victor Cabral, de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, vem se consolidando como um dos grandes nomes mais proeminentes da Creator Economy…
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read
Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor Segundo um…
Empreender

Inovação aberta: quatro passos para uma corporação criar um CVC

3 Mins read
No Brasil, o mercado de CVC (Corporate Venture Capital) tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse das corporações em se…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.