[radio_player id="1"]
Empreender

Jornada Híbrida: como melhorar a experiência de vendas no online e no ambiente físico

2 Mins read

*Por Fernando Farias

Muito se fala sobre os efeitos da pandemia em diversos aspectos. Com o varejo não foi diferente, uma vez que o distanciamento social acelerou diversas transformações na área. Uma delas é a mudança no comportamento dos clientes que, com o período de isolamento, passaram a intensificar as compras online. Considerada uma tendência que já vinha se firmando nos últimos anos, agora, percebe-se que o consumidor vive uma jornada híbrida, mesclando, assim, o ambiente físico com o online.

Um estudo realizado pela Criteo, empresa de publicidade, analisou o cenário do comércio de 2019 a 2021 e apontou que 72% dos entrevistados procuram as mercadorias nas lojas físicas e depois compram de forma online. O comportamento é típico do novo perfil de cliente que está optando, cada vez mais, por uma jornada híbrida – a ação contrária também pôde ser observada, de forma que a busca por determinado produto seja feita no ambiente virtual e, a compra, no físico. O fato é que, atualmente, o shopper conta com uma experiência diversa.

Um outro levantamento realizado pelo Institute for Business Value (IBM), em setembro de 2021, e intitulada como “os consumidores querem tudo”, apontou que os clientes esperam que os varejistas ofereçam uma jornada mesclada – para 27% dos entrevistados a compra híbrida é o principal método de aquisição.

Portanto, não dá para varejistas ignorarem esse novo comportamento. É preciso se adequar e se preparar para a nova demanda. Além disso, é fundamental, nos tempos atuais, ter presença no online, principalmente para que os clientes conheçam o seu comércio. No entanto, sabemos que, no caso dos pequenos varejistas, adquirir presença no digital é mais difícil. Porém, vale ressaltar que,  para acelerar o crescimento do negócio, é preciso também aderir a essa tendência.

Basicamente, é preciso oferecer uma jornada que permita que o cliente tenha boas experiências, independente do ambiente que esteja comprando. Por isso, fazer o uso de ferramentas que auxiliam neste processo também é imprescindível. Um bom exemplo disso é o abastecimento de estoque inteligente, que permite que o varejista tenha controle das suas gôndolas.

Isso pode auxiliar no momento de determinada compra, permitindo informar ao consumidor se o produto ao qual ele deseja está ou não disponível no momento. Em uma jornada híbrida, isso evita, por exemplo, que o usuário saia de casa para comprar um produto e/ou buscar uma mercadoria e se deparar com a falta dele (a) na loja física.

O varejo está em constante transformação e é preciso acompanhá-la. Ter um serviço de autoatendimento ágil também é necessário, especialmente porque o consumidor deseja ter acesso a essa eficiência. No entanto, é importante que esse atendimento também seja humanizado. Por isso, é preciso se atentar às tendências e adequar as formas de trabalho, para que o cliente seja uma prioridade e o negócio tenha sucesso.

*Fernando Farias é CEO da Gofind, plataforma que cruza dados de oferta de produtos e demanda de consumidores para melhorar decisões nas indústrias

POR: Oliver Press

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.