Com método próprio, aulas vão ajudar empreendedores que estão construindo processos e times financeiros
A Kamino, software para a gestão financeira de empresas com banco embarcado, acaba de lançar um curso gratuito para ensinar gestores a terem mais controle e saúde financeira em seus negócios. A Certificação PPM conta com uma metodologia própria, desenvolvida pelos sócios e especialistas da Kamino, para auxiliar empreendedores em temas como elaboração, organização e controle de planejamentos financeiros, desenvolvimento de processos e monitoramento de ações. O curso está disponível gratuitamente na Kamino Academy, plataforma educacional da Kamino.
“Nós acreditamos no empreendedorismo brasileiro, mesmo com a falta de recursos e oportunidades quando comparado ao mercado internacional. Por isso, nosso sonho é transformar e contribuir para o crescimento das empresas brasileiras, ajudando mais pessoas a gerarem riqueza e empregos. Assim, com a nossa experiência observando o mercado financeiro, desenvolvemos uma metodologia que irá oferecer suporte a esses gestores, capacitando-os para lidar com os desafios do crescimento de forma mais eficaz”, destaca Guto Fragoso, CFO da Kamino e um dos idealizadores do curso.
Em um mercado em que 38% das startups fecham as portas devido a problemas com fluxo de caixa, de acordo com levantamento da CB Insights, e que em 2023 viu um aumento de 25,7% de fechamentos de negócios, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, a implementação de processos financeiros é vital para empresas de todos os tamanhos.
Aplicável para negócios de diversos segmentos, o curso conta com uma hora e meia de videoaulas, além de materiais complementares e de leitura. Ainda, para os concluintes que atingirem a nota mínima de 80% no questionário final, estará disponível o certificado da metodologia PPM. Além disso, para os 10 primeiros concluintes do mês de lançamento, também haverá a chance de uma mentoria com Guto Fragoso, como oportunidade de aprofundar os conhecimentos com um dos criadores do método.
A metodologia
As aulas seguem a metodologia PPM (Planejamento, Processos e Monitoramento) e o aprendizado é quantificado em 8 passos. Nos primeiros 3, gestores poderão capacitar-se sobre a avaliação da situação financeira e estratégica de seus empreendimentos, trabalhando a melhor maneira de definir objetivos, estratégias e avaliar oportunidades, mitigando riscos.
Nos passos 4, 5 e 6, são abordadas práticas para mapear e redesenhar processos financeiros, trazendo pontos fundamentais para a estruturação do time financeiro. O curso também ajudará gestores a estabelecer controles internos para garantir a precisão e a integridade de dados.
Por fim, nos últimos dois passos, o método trabalha insights sobre o controle e o monitoramento das operações e do fluxo de caixa em relação aos objetivos estabelecidos, com dicas para a construção de relatórios transparentes, com propósitos claros e audiência bem definida.
Com esses passos, empreendedores serão capazes de melhor planejar, criar processos e monitorar seus negócios, para que eles cresçam com qualidade e rentabilidade. “É essencial que as organizações, principalmente as que estão começando agora, tenham um planejamento financeiro adequado, para não correr riscos indesejados. Nós unimos nessa metodologia toda nossa bagagem, profissional e pessoal, nossos erros e acertos, para criar algo que fosse simples e replicável em diferentes modelos de negócio Assim, empresas podem melhorar a gestão financeira de forma ágil”, enfatiza o CFO da Kamino.
Para garantir sua inscrição, basta acessar aqui.
Sobre a Kamino:
A Kamino é um software completo de gestão financeira, com banco integrado, para empresas. Com uma solução de software integrada à sua conta e cartão de crédito empresarial, bem como aos principais bancos, a empresa auxilia equipes financeiras a tomarem decisões mais inteligentes, automatizando processos e permitindo que as corporações reduzam a carga de trabalho operacional em até 300 horas por mês. Em 2022, a fintech anunciou um dos maiores aportes pré-seed da América Latina, levantando US$ 6,1 milhões, em uma rodada liderada pelo fundo Inspired Capital, que também contou com a participação dos fundos Global Founders Capital, Fontes (fundo early stage de QED Investors), Picus Capital, Flourish Ventures, Propel VC, Clocktower Technology Ventures, Norte Ventures e Gilgamesh Ventures. Acesse o site da Kamino e saiba mais!