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Beleza

Keune Haircosmetics se une ao Beleza Verde, maior programa de logística reversa para salões de beleza do Brasil

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Além de viabilizar a destinação correta desses resíduos, a parceria busca conscientizar ainda mais os profissionais cabeleireiros, que recebem treinamentos sobre redução de custos, gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos

POR: presspas

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que o segmento de beleza produz diariamente no Brasil? Pois é a partir dessa provocação que a marca holandesa de cosméticos profissionais para cabelos, Keune Haircosmetics, anuncia a parceria com o Programa Beleza Verde, o maior projeto de logística reversa para salões de beleza do país, que já destinou corretamente mais de 60 mil quilos de resíduos. A novidade vem para reforçar o compromisso socioambiental da marca que, até 2025, pretende reduzir pela metade o consumo de plástico virgem, dando preferência ao uso de plástico reciclado e bioplástico.
A partir de agora, os salões de beleza parceiros da Keune no Brasil terão a oportunidade de oferecer um destino correto às embalagens e resíduos gerados diariamente em cada estabelecimento. Uma vez coletados, esses materiais seguem para tratamento e reciclagem de acordo com as suas especificações. Após um período de implementação do projeto, o salão é auditado e recebe o selo Beleza Verde, que atesta sua classificação enquanto estabelecimento sustentável.
“A destinação correta dos resíduos produzidos diariamente pelo segmento de beleza sempre foi uma preocupação nossa. Em quase 100 anos de história, nunca deixamos de ter consciência do nosso dever de cuidar do planeta não só por nós, mas principalmente para as gerações futuras. E esse compromisso se reflete em parcerias como esta que acabamos de fechar com o Programa Beleza Verde”, explica Gerson Raskin, presidente da Keune no Brasil.
A coleta de resíduos nos estabelecimentos participantes acontece periodicamente. Paralelo a isso, profissionais cabeleireiros parceiros da Keune recebem treinamentos sobre redução de custos, melhor gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos. “Ou seja, além de diminuir o impacto desses resíduos no meio ambiente, cada salão é convidado a aprender não só sobre reciclagem e descarte correto, mas também sobre como evitar o desperdício de produtos no seu dia a dia. Isso representa um ganho imenso para esses profissionais e, consequentemente, para os estabelecimentos”, garante a diretora de Marketing e Capacitação da Keune no Brasil, Silmara Perla de Oliveira.
Beleza Verde: mais do que logística reversa

O Programa Beleza Verde é uma iniciativa da Dinâmica Ambiental, empresa do Grupo Fragmaq especializada em soluções para coleta, descaracterização e destinação correta de resíduos – a única que coleta os resíduos diretamente dos estabelecimentos. “Ficamos muito felizes com o apoio de uma importante empresa do setor de beleza como a Keune. Para que, de fato, a logística reversa aconteça é importante que todos os atores da cadeia se posicionem de forma ativa neste tema. Responsabilidade compartilhada é a chave para que tenhamos sucesso na preservação do nosso planeta, e a Keune veio para reforçar essa solução”, garante Hélio M. Hatisuka Junior, diretor da Dinâmica Ambiental.
“No salão temos diversos tipos de materiais de difícil descarte, como os materiais de depilação, manicure, cabelos, colorações, sprays, esmaltes… O Beleza Verde garante que o salão seja responsável por tudo que é gerado, rumo ao menor impacto ambiental possível. Além disso, contamos com os selos que comprovam as práticas adotadas e incentivam outras, ajudando o consumidor final a identificar um salão consciente”, conta Ruchelle Crepaldi, sócia do salão de beleza NaBahia. Vale lembrar que a Dinâmica Ambiental é, ainda, certificada pelas ISO 9001 (de Qualidade), ISO 14001 (de Meio Ambiente), OHSAS 18001 (de Segurança), ISO 37001 (Antissuborno) e B Corp., que respaldam a excelência total em todas as suas formas de atuação, entre elas, o próprio programa.
Keune: 100 anos de compromisso com o meio ambiente

A fim de diminuir o impacto ambiental do consumo e descarte irresponsável de resíduos no planeta, Keune também é parceira do projeto “Dê a Mão para o Futuro” (DAMF), da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Por essa parceria, a marca viabiliza a reciclagem de materiais em proporção superior às embalagens descartadas por seus consumidores finais. Só no primeiro trimestre de 2021, foi garantida a reciclagem de 32 toneladas de resíduos gerados em todo o país.
Prestes a completar 100 anos de atuação global, a Keune Haircosmetics anunciou recentemente o movimento Keune Cares que destaca as práticas positivas adotadas pela empresa nos países em que atua. A sustentabilidade, claro, ganha destaque. Mesmo com o crescimento da marca nos últimos anos, foi possível diminuir em 37% o desperdício de água e reduzir em mais da metade o uso de água potável na fábrica da Keune, localizada na Holanda. Tudo isso graças a um poço artesiano próprio e a um novo sistema de tratamento de água implementado pela empresa.
Além disso, desde 2017, a Keune utiliza plástico reciclado em substituição ao plástico virgem e até 2025 pretende reduzir pela metade a quantidade desse tipo de plástico em suas embalagens, a partir da utilização de plástico reciclado e bioplástico. Essas e outras práticas renderam à empresa a certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que, sob rígidos padrões de qualidade, atesta economia e reaproveitamento de recursos em toda sua cadeia de produção.
SOBRE A KEUNE HAIRCOSMESTICS

Nascida na Holanda, a Keune conta com mais de 90 anos de tradição internacional (e desde 1995 no Brasil), sempre desenvolvendo o que há de mais avançado em cosméticos para cabelos. Com anos de história e qualidade inigualável, a marca conquistou a confiança de milhões de consumidores e profissionais cabeleireiros. A Keune é uma das poucas marcas do mercado que fortalece o relacionamento dos clientes com os Salões de Beleza e opera com uma visão de parceria e qualidade, orientada a resultados. Em uma missão em revelar o melhor de cada pessoa, a Keune, diariamente, assegura que a autenticidade é a base de tudo que faz.

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