Pela primeira vez na história, KITKAT® quebra o padrão que acompanha a marca há décadas, para incentivar a diversidade em campanha criada pela GUT
POR: FSB Comunicação
A marca global de chocolates KITKAT® lança campanha inspirada no icônico posicionamento da marca – “Have a Break, Have a KITKAT®” – para reforçar a valorização permanente ao movimento LGBTQIA+. Criada pela GUT São Paulo, a campanha traz diversas formas inusitadas de dar o tradicional break de KITKAT®. Ao invés de quebrá-los individualmente, forma mais popular adotada ao redor do mundo há décadas, o filme mostra pela primeira vez o chocolate sendo, por exemplo, mordido. A partir das diferentes e não tradicionais formas de fazer o ritual de KITKAT®, a marca reforça que o respeito à diversidade e à liberdade não devem se limitar apenas ao mês de junho.
O filme é uma celebração às diferenças, com cenas de pessoas LGBTQIA+ mostrando que cada um tem o seu break único. Há, por exemplo, quem morde todos os fingers de uma vez, quem come com garfo e faca ou hashi. A principal mensagem é de que as tradições podem ter “breaks”, mas o orgulho não.
A narrativa de comunicação estará sustentada por um planejamento estratégico de ações em favor da causa. “KITKAT® foi criada há mais de oitenta anos e atravessa gerações, trazendo um break na rotina dos consumidores sempre acompanhado de um ritual muito particular, muito nosso, que se transformou em um ícone global. Propor um break ao nosso próprio ritual, vale a pena, se for para celebrar a diversidade através do jeito único de cada um, seja na forma de curtir KITKAT®, seja na forma de viver a vida. Além disso, queremos manter a pauta LGBTQIA+ viva ao longo do ano, além do mês do orgulho” afirma Patricia Nacamuta, gerente de marketing de KitKat.
Para o diretor executivo de Criação da GUT São Paulo, Bruno Brux, a campanha usa o próprio posicionamento institucional da marca para demonstrar apoio à comunidade. “A internet odeia quando alguém come KITKAT® do que chamam de jeito errado. Mas aqui estamos celebrando as diferenças, cada BREAK do seu jeito. Não há jeito certo ou jeito errado para nenhuma das nossas verdades e KITKAT® está trazendo essa narrativa para todas as gerações”, diz Brux.
Sobre a Nestlé
A Nestlé completa 100 anos no Brasil em janeiro de 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
Sobre a GUT São Paulo
A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.
Ficha Técnica:
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Nestlé
Produto: KitKat
Título: Pride Takes No Break
Duração: 30″
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux
ACD: Julia Mota e Lucas Adam
Managing Director: Valéria Barone
Account Director: Dolores de Pauli
Account Supervisor: Vanessa Vieira
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Diana Lopes
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategist: Karolinne Campos
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media Manager: Alexandre Fermoselle
Media Coordinator: Larissa Costa
Media Assistant: Mayra Oliveira
Head of Production: Mariane Goebel
Producer: Luciane Nuvolara
Produtora: Kollectiv Punch
Diretor: Liv Stacciarini
Diretor de Fotografia: Lucas Oliveira
Direção de Arte: Patricia Pereira
Managing Partner: João Luz
Produtor Executivo: João Luz
Line Producers: Breno Olivera
Pós-Produção: Kollectiv Punch
Editor: Nico Matteis
Finalizador: Davi Oliveira
Color Grading: Acauan Pastore
Produção: LOUD +
Direção de produção de áudio: Gustavo Garbato
Atendimento: Karina Amabile
Aprovação do cliente: Liberato Milo, Leandro Martin Cervi, Patricia Nacamuta, Frank Plfaumer, Carine Mahler, Caio Queiroz.