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Saúde

Lácteos para todos: conheça os benefícios de uma dieta sem lactose

3 Mins read

Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo* | NB Press Comunicação

Os produtos sem lactose têm, gradativamente, ganhado mais espaço nas prateleiras dos supermercados e das lojas especializadas. Assim promovem o consumo não apenas do leite, mas também de diversos tipos de queijos, requeijões, manteigas, creme de leite, leite condensado e tantos outros itens por intolerantes a lactose. Esse público representa cerca de 70% dos brasileiros, conforme estima o Instituto Datafolha.

Traçando um panorama, a lactose é a porção de carboidrato do leite, e a intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir esse açúcar, seja por alguma deficiência na produção, seja por ação da enzima lactase, que é responsável por quebrar a lactose nas suas menores partes — galactose e glicose — para serem absorvidas pelas vilosidades do intestino. Ela é uma síndrome de má-absorção da lactose, e uma das intolerâncias alimentares mais comuns (com o avançar da idade pode ser bem comum a produção dessa enzima diminuir).

E o que acontece com o nosso corpo quando temos intolerância à lactose? Como ela não consegue ser quebrada/digerida, permanece intacta no intestino e duas coisas podem ocorrer: ela absorver água para o intestino, causando diarreia osmótica, ou servir de alimento para as bactérias intestinais que fermentam a lactose, causando vários sintomas gastrointestinais como gases, distensão abdominal, desconforto, cólicas e flatulências. É válido ressaltar que a digestão comprometida, proporcionada pelo consumo da lactose, pode causar inflamação não apenas no intestino, mas também no corpo como um todo, além de reduzir nutrientes devido à má absorção. Desse modo, é importante que o mercado tenha produtos para quem não consegue digerir a lactose.

Aos que precisam aderir a uma dieta sem lactose, é necessário consultar um especialista e entender qual é o grau de intolerância. Algumas pessoas não toleram nenhum tipo de laticínio, já outras toleram consumir, por exemplo, queijos mais maturados que têm teor menor de lactose como parmesão, grana padano e pecorino, porque passaram mais tempo maturando, levando a lactose a ser mais consumida pelos micro-organismos que fazem esse processo de fermentação láctea.

Já os queijos frescos, como cottage, ricota, coalho e minas frescal, têm teor bem mais elevado de lactose, já que não passam por um processo de amadurecimento ou maturação. Eles são produzidos e rapidamente consumidos.Por isso é importante escolher queijos mais frescos “sem lactose”.

Em relação à manteiga, normalmente pessoas com intolerância à lactose não sentem desconforto ao consumi-la, porque ela contém uma pequena quantidade de açúcar do leite. Mas, dependendo da sensibilidade e da tolerância do organismo, pode ser que até esse baixo teor cause problemas. Então, nesse caso, consumir manteiga sem lactose também é indicado.

Uma sugestão é sempre ler os rótulos dos produtos e verificar se contêm leite ou algum derivado dele em sua composição. Sem saber, você pode estar consumindo um produto que tenha lactose e apresentar todos os sintomas citados. Em restaurantes, informe-se como são feitos os pratos, os molhos e as sobremesas para evitar problemas.

Felizmente, hoje não é mais necessário excluir laticínios do cardápio mesmo que você seja intolerante à lactose. Existem diversas marcas e linhas de produtos voltadas para suprir essa demanda sem perder no sabor.

 

*Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite — verdecampo@nbpress.com

Sobre a Verde Campo

Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de conservantes, corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas que garantem todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimulando a saudabilidade. Em 2018, a marca foi pioneira ao lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos e destaque na Revista SuperHiper Abras 2021, com o tema Líderes de Vendas. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.

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