A empresa mineira aposta em produtos à base de leite de búfala, resultado da criação responsável, que assegura todas as propriedades nutricionais que os consumidores adeptos dos alimentos saudáveis buscam
“O cliente sempre tem razão” é o lema de todos os empresários que priorizam excelência nos produtos e serviços. Já para os irmãos pecuaristas Marcelo e João Batista, fundadores do Laticínios Bom Destino, de Oliveira (MG), o velho ditado foi uma dica certeira para empreender em uma nova categoria: a dos laticínios de leite de búfala produzidos a partir de criação responsável e sustentável. Hoje, a empresa comandada pela mesma família comemora o 35º aniversário com crescimento de 38% ao ano nas vendas e expectativa para atingir a marca dos 40% de aumento até final de 2024.
Fundado em 1989, o Laticínios Bom Destino iniciou as atividades no ramo de laticínios de leite de vaca. Mas o rumo dos negócios mudou quando dois clientes de Belo Horizonte, atentos às novidades do mercado, sugeriram que fornecessem também produtos à base de leite de búfala. E entre 1999 e 2000, o Bom Destino passou a investir na nova categoria.
O negócio, que começou com apenas 12 cabeças de búfalas, atualmente conta com um rebanho de cerca de 5 mil cabeças de animais das raças Murrah e Jafarabadi (de origem indiana), Carabao (da sudoeste asiático), Mediterrâneo (da Itália), sendo 1,7 mil leiteiras, distribuídas em duas fazendas de criação e quatro fazendas produtoras, todas em Oliveira.
Além do rebanho próprio, o Bom Destino conta com parceria dos produtores locais, que reforçam a capacidade de processamento da fábrica de cerca de 1 milhão de litros de leite de búfala e produção de 260 toneladas mensais de 50 itens de laticínios, para consumo no lar e para food service, entre requeijão, creme de leite, burratas (imersa em soro com recheio tradicional e com ervas finas e forneáveis nas versões recheada com creme de leite e creme com tomate seco), mozzarellas tradicional e defumada, manteiga, creme de ricota, queijo fresco e maturado, ricota e provolone, além da linha zero lactose.
Esse volume de produção posiciona o Laticínios Bom Destino na liderança brasileira do mercado de laticínios de búfala e da América Latina, e o 4º maior do mundo em produção e capacidade de processamento, de acordo com os levantamentos da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB).
Aposta nos produtos sustentáveis e saudáveis
Desde 2022, as vendas da marca vêm registrando um aumento de 38% ao ano, segundo Aurélio Sousa, diretor comercial do Bom Destino. A principal mola propulsora do crescimento é a mudança do comportamento dos consumidores, que antes desfrutavam da mozzarella e burrata de búfala nos pratos e petiscos de bares e restaurantes, mas com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 passaram a usar esses produtos em casa. E desde então a demanda desses produtos no varejo tem sido cada vez maior.
A projeção do Bom Destino para este ano é atingir um crescimento na casa dos 40%, impulsionado principalmente por consumidores que preferem laticínios mais leves e saudáveis. A evolução nos negócios reflete o avanço da categoria. Segundo dados da ABCB, o volume de leite de búfala processado saltou de cerca de 9 milhões de litros em 2020 para mais de 17,5 milhões de litros em 2023.
Para manter a competitividade dos seus produtos, a empresa conta com um programa de criação responsável, com uma série de práticas para promover o bem-estar e a saúde dos animais em todas as etapas da produção, como cuidados com a nutrição garantido água e alimento farto, acesso a pastagem e silagem de qualidade, manter o rebanho em ambiente ao ar livre com áreas de sombra e fontes de água para que se refresquem e manejo do animal sem gritos, ruídos excessivos e uso de instrumentos que possam causar ferimentos. “Além do nosso rebanho, a pr&aa cute;tica de criação responsável se estende aos nossos parceiros, produtores locais, que recebem todo suporte técnico especializado e recursos para criar búfalas de maneira sustentável e ética”, afirma Lauro Maranha, veterinário da empresa, afirma Lauro Maranha, veterinário da empresa.
As práticas, segundo Maranha, garantem a sustentabilidade da atividade em todos os âmbitos e impactam diretamente na qualidade do leite produzido, mantendo todas as propriedades do leite de búfalas selecionadas, que em comparação com os produtos à base de leite de vaca, contém 30% mais proteína, 70% mais cálcio e 100% de proteína A2A2, que é melhor digerida pelo organismo e não causa desconforto abdominal após a ingestão. Todos os produtos da marca vêm com selo de pureza 100% Búfalo, da ABCB, que atesta a qualidade e autenticidade da matéria-prima apurada.
Sobre Laticínios Bom Destino
Fundada em 1989, em Oliveira/MG, a empresa vem conquistando o mercado com a sua ampla linha de laticínios diferenciados, produzidos com 100% de leite de búfala, provenientes de seu próprio rebanho e de parceiros homologados. O seu portfólio inclui creme de leite, queijos frescos, queijos defumados, manteiga, cremes, requeijão e ainda produtos na versão zero lactose. A indústria possui o Selo de Pureza, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, da qual é membro, que assegura ao consumidor a qualidade e pureza de seus laticínios provenientes exclusivamente de leite de búfala.
Saiba mais no site da empresa.